O mundo corporativo está dividido entre os profissionais de excelência, os normais e os medíocres
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com menos vagas, ser um profissional de excelência é fundamental para uma carreira de sucesso. CEO de uma rede de supermercados no Rio de Janeiro, especialista em gestão administrativa e palestrante, André Portes apresenta em “O profissional incomum” oito características que um profissional acima da média deve ter.
Entre os atributos listados pelo autor estão atitude, bom relacionamento, disciplina e capacidade de solucionar problemas, qualidades conhecidas por todos, mas que nem sempre são colocadas em prática da forma adequada.
Após dez anos pesquisando as características que fazem um profissional ser reconhecido como excelente, Portes concluiu que para ser um profissional incomum é necessário fazer somente o que deveria ser comum a todos profissionais, como realizar uma autoavaliação diária, cultivar e manter relacionamentos, deixar sua marca e ter um propósito: “Todas essas características são determinantes para ser um profissional incomum e precisam ser vividas na mesma intensidade. George Washington afirmou: ‘Quando você faz um trabalho comum na vida de uma forma incomum, você chamará a atenção do mundo’”, cita no livro.
Com base em suas pesquisas, conhecimentos acadêmicos e experiência profissional à frente de um grupo supermercadista, como professor, consultor e palestrante, o autor orienta os leitores a desenvolver e aperfeiçoar as qualidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho, crescer na empresa ou se lançar em um novo desafio profissional.
André Portes é administrador de empresas, tem MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica de Negócios pela USP, MBA em Marketing pela COPPEAD – UFRJ e cursa mestrado em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ele lidera e desenvolve equipes há 16 anos. Desde 2011, vem atuando como consultor e professor em universidades, empresas e associações nas disciplinas de Marketing, Negociação, Liderança, Inteligência Emocional e Análise de Cenários. É diretor geral de uma rede de supermercados no Rio de Janeiro com setenta lojas, e também realiza palestras por todo país. Site: www.andreportes.com.br