Por Maurício Pedro, gerente de atendimento corporativo do Senac São Paulo
Não é de hoje que a Black Friday atrai a atenção de muitas pessoas no Brasil. Uma parcela expressiva – e cada vez maior – de consumidores se programa para aproveitar as ofertas do período comprando ou contratando os produtos e serviços que deseja por um preço menor daquele que é praticado fora da ação promocional.
O sucesso tem sido tamanho que, aos poucos, a Black Friday tem deixado de ser uma exclusividade do varejo on-line. Em 2021, segundo dados da Neotrust, o faturamento total da campanha, entre as vendas físicas e on-line, chegou a R$ 5,4 bilhões. Nesse sentido, é interessante observar três aspectos fundamentais que costumam garantir o sucesso dessas promoções e que podem ser replicados no dia a dia das empresas.
O primeiro deles é o planejamento. A Black Friday é uma campanha desenvolvida a partir de um planejamento que tem como objetivo alcançar vendas e receitas expressivas. É justamente em um momento como esse em que se nota a importância de um bom planejamento dentro da organização das empresas.
É importante identificar os objetivos, compreender quais serão os desafios e de quais formas será possível conquistar os resultados desejados. Sempre que estabelecemos uma meta, explicitando-a claramente a partir de um bom planejamento, mais chances teremos de realizá-la.
O segundo aspecto é o do marketing, que regularmente é levado em consideração apenas quando se pensa a relação empresa-consumidor. O marketing é também uma ferramenta poderosa para que uma organização melhore a comunicação interna com seus colaboradores.
É preciso compreender a importância de ter pessoas engajadas, que acreditem na missão empresa, para que possam desempenhar as suas funções em alto nível. Por isso, campanhas que motivem a produção e melhorem as relações interpessoais são muito eficazes para um ambiente corporativo entusiasmado. Planejar ações que incluam os colaboradores farão diferença, afinal, quanto mais clareza dos objetivos que a empresa quer alcançar, mais estimulados a contribuir estarão suas equipes.
Por fim, a entrega. Todos os seres humanos carregam em si o desejo de serem notados, compreendidos e atendidos em seus desejos. Por isso, é essencial pensar no que a empresa deseja entregar também aos seus funcionários.
Durante a Black Friday, os consumidores buscam desfrutar de suas compras com a qualidade e os benefícios que foram prometidos. Entregar exatamente o que os clientes esperam é fundamental para que estes se fidelizem e voltem a procurar pela empresa com quem estabeleceram a relação comercial.
No ambiente corporativo, o cuidado deve ser o mesmo: é necessário estar atento na forma como as empresas entregam o que foi prometido aos seus colaboradores. As pessoas se sentem mais seguras em um ambiente em que conseguem observar que promessas são cumpridas, e garantir que isso ocorra é um passo indispensável no processo de construção de confiança entre empresa e colaboradores.
Implementar uma cultura em que esses três aspectos – planejamento, marketing e entrega – estejam na base dos processos organizacionais requer trabalho. Essa virada de chave não acontece de maneira rápida: ela ocorre mediante esforços conjuntos que proporcionem preparo, desenvolvimento e capacitação de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. É dessa forma que os melhores resultados chegarão.