Gestão

O que atrai e mantém os profissionais brasileiros nas empresas

81% dos profissionais brasileiros dizem levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar a uma vaga

Glassdoor, um dos maiores sites de recrutamento e carreira do mundo, lança hoje uma nova pesquisa que mede o sentimento dos profissionais brasileiros em relação à cultura, missão e valores das empresas em que trabalham. Para isso, foram consultados quase 1.500 profissionais empregados atualmente.

Entre as descobertas da pesquisa está o fato de que 81% dos profissionais brasileiros dizem levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar a uma vaga, e 61% consideram a cultura do local de trabalho mais importante do que o salário quando se trata de estar satisfeito na vida profissional.

“Ter uma missão, cultura e valores atraentes é fundamental quando se trata de atrair e reter os melhores talentos em um mercado de trabalho competitivo – isso é o que diferencia as empresas”, afirma Christian Sutherland-Wong, presidente e COO do Glassdoor. “Está claro que os profissionais estão buscando experiências de trabalho mais significativas. Eles querem ser pagos de forma justa, mas também querem trabalhar para uma empresa cujos valores se alinham com os seus e cuja missão eles podem apoiar plenamente”, completa.

O que atrai e mantém os profissionais brasileiros nas empresas

Tanto a missão quanto a cultura da empresa foram apontadas como fatores cruciais para que os profissionais brasileiros permaneçam em um emprego, tendo a missão um peso levemente maior (69% contra 63%, respectivamente). Por outro lado, 61% dos profissionais disseram que buscariam outro trabalho caso a cultura da sua empresa atual se deteriorasse.

Esses fatores também são importantes no momento de se candidatar a uma vaga: além dos já citados 81% que disseram levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar, 77% disseram levar em conta a cultura. Além disso, 65% afirmaram que não se candidatariam em uma empresa cujos valores não estivessem alinhados aos seus valores pessoais.

Por fim, esmagadores 94% dos profissionais brasileiros acreditam que é importante para uma empresa ter uma missão e propósito claros.

“Esta pesquisa revela que uma percepção negativa sobre a cultura e o propósito da empresa pode impactar significativamente a sua capacidade de preencher vagas. Para as companhias que lutam por talentos hoje, fica clara a importância de definirem e comunicarem bem os seus valores, bem como demonstrarem no dia a dia que estão vivendo de acordo com eles”, afirma Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor para a América Latina.

Veja a seguir mais detalhes sobre a pesquisa.

MISSÃO

Eu levo em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de me candidatar a uma vaga.
Concordo81%
Neutro14%
Discordo5%
A missão da minha empresa é uma das principais razões para eu permanecer em meu emprego.
Concordo69%
Neutro19%
Discordo12%
As empresas estão sendo mais guiadas pela sua missão ao recrutar e reter profissionais.
Concordo60%
Neutro25%
Discordo14%
As pessoas onde eu trabalho são mais motivadas e engajadas graças à forte missão da companhia.
Concordo49%
Neutro24%
Discordo27%
É importante para uma empresa ter uma missão e propósito claros.
Concordo94%
Neutro4%
Discordo2%

CULTURA

Eu considero a cultura da empresa antes de me candidatar a uma vaga.
Concordo77%
Neutro15%
Discordo8%
A cultura da minha empresa é uma das principais razões para eu permanecer no emprego.
Concordo63%
Neutro18%
Discordo18%
A cultura da empresa é mais importante do que salário quando se trata de estar feliz no trabalho.
Concordo61%
Neutro23%
Discordo16%
Não me candidato a uma empresa a menos que seus valores sejam alinhados aos meus.
Concordo65%
Neutro19%
Discordo16%
Se a cultura da minha empresa se deteriorasse, eu buscaria trabalho em outro lugar.
Concordo61%
Neutro22%
Discordo17%

METODOLOGIA

Esta pesquisa foi conduzida online com 1.456 usuários do Brasil da plataforma Love Mondays, hoje Glassdoor, entre os dias 19 e 24 de junho de 2019. Os respondentes tinham entre 18 e 60 anos e estavam empregados no momento da pesquisa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo