Colunista

O que determina uma carreira?

Conhecer as pessoas certas e ter contatos relevantes é um facilitador

São vários os fatores decisivos para o futuro de uma carreira e, um dos mais cruciais, é justamente o modo como iniciamos. Segundo um estudo do Instituto High Flies, profissionais que fizeram estágio têm três vezes mais chances de conseguir um bom emprego do que os que não tiveram esse tipo de experiência. As primeiras vivências no mercado de trabalho têm a capacidade de impulsionar profissionalmente e representam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de um potencial. A importância de um estágio envolve, por exemplo:

Aprender

Todas as experiências profissionais são espaços de aprendizados e devem ser usadas para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Durante o estágio, no entanto, é quando isso deve ser aproveitado ao máximo, principalmente se os profissionais que estiverem ao redor forem referência no mercado. É um ambiente, ainda, em que os colegas sabem que o estagiário é novo na área e que está se aperfeiçoando. É uma introdução a toda a cultura que envolve aquele mercado, desde questões básicas de etiqueta, por exemplo, entendendo o dress code apropriado para cada situação ou como se direcionar aos clientes, até a novos conhecimentos, muitas vezes vistos apenas na teoria na faculdade, que ali são colocados em prática diariamente.

Construir um currículo que se destaque

É a opção mais fácil para conseguir um emprego em uma empresa reconhecida no mercado – já que, para estagiários, não há muitas exigências de experiências prévias. Começar a carreira construindo um histórico profissional que chame a atenção e com altas chances de ascender com uma efetivação, como na área de TI, que é carente de profissionais qualificados, pode ser um ótimo diferencial. Além do mais, ter experiência comprovada com estágios anteriores é uma vantagem adicional em processos de seleção em outras empresas, por exemplo, na hora de buscar o primeiro emprego após se formar

Ter uma prévia profissional

Um programa de estágio é a prévia perfeita do que a vida de um jovem estudante pode se tornar depois da faculdade, o que pode ser bastante inspirador. Podemos pensar no estágio como um laboratório onde habilidades práticas e sociais são desenvolvidas, pois engana-se quem pensa que a carreira começa apenas quando se adquire o diploma da graduação. Fazer estágio também é um fator importante para entender sobre qual área seguir dentro de um determinado segmento de mercado. Com mais conhecimento e oportunidades de experimentações, o novo profissional pode escolher melhor quais os ambientes e ecossistemas que lhe são mais atraentes.

Fazer networking

Conhecer as pessoas certas e ter contatos relevantes é um facilitador na hora de se colocar (ou recolocar) no mercado. O estágio é uma oportunidade de conhecer esses indivíduos, mostrando habilidade e dando início a uma valiosa rede na área. Afinal, muitas empresas, quando precisam contratar alguém, pedem indicações aos próprios funcionários. Além disso, mesmo para quem está no mercado, é uma via para gerar novos negócios e parcerias.

Por Fernanda Rodrigues –  diretora de Recursos Humanos da GFT para a América Latina

Leia outras matérias sobre carreiras e vida profissional

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar