Quando as empresas pretendem aumentar o desempenho da empresa, elas devem ter uma estratégia que assegure que sua equipe seja formada por líderes e colaboradores socialmente inteligentes
Se você acha que as habilidades técnicas são suficientes para ajudar os colaboradores a serem bem-sucedidos, as descobertas de um estudo do Google mostram o contrário. O Projeto Aristóteles, um estudo projetado para explorar o comportamento de grupos e a produtividade de equipes, encontrou alguns resultados surpreendentes que desafiaram as ideias tradicionais dos componentes do sucesso.
A pesquisa descobriu que uma equipe não aproveita a inteligência e as habilidades individuais dos membros do grupo, mas o nível de sensibilidade social que elas exibem em relação aos outros em uma equipe.
Quando as empresas pretendem aumentar o desempenho da empresa, elas devem ter uma estratégia que assegure que sua equipe seja formada por líderes e colaboradores socialmente inteligentes que possam trabalhar juntos de maneira eficaz. Afinal, pesquisas descobriram que o tempo gasto por gerentes e funcionários em atividades colaborativas aumentou em 50%.
Como você garante que seus líderes e colaboradores tenham as habilidades que precisam para ter sucesso? Faça disso parte essencial do plano de desenvolvimento de sua equipe.
Tenha em mente que essas são habilidades como pensamento crítico, criatividade, solução de problemas e trabalho em equipe. Quando habilidades como estas estão sendo desenvolvidas intencionalmente, você está dando aos seus colaboradores oportunidades de praticar e aperfeiçoar suas Habilidades Comportamentais, para que possam usá-las novamente no trabalho.
Aqui estão algumas razões pelas quais o desenvolvimento das Habilidades Comportamentais (Soft Skills) deve ser uma parte essencial de seu plano geral de desenvolvimento de funcionários:
Prepare líderes para o futuro
Os melhores e mais inspiradores líderes possuem alta inteligência emocional (EI). Eles não são apenas intelectualmente experientes, mas também entendem como suas decisões e palavras afetam as pessoas ao seu redor. Liderança tem tudo a ver com ter um conjunto equilibrado de habilidades que se concentram na competência e confiança dos funcionários no local de trabalho. Habilidades Comportamentais podem ajudar a desenvolver ambos. Ao investir no desenvolvimento de Habilidades Comportamentais, os funcionários se tornarão mais conscientes das suas qualidades atuais de liderança e das habilidades necessárias para se desenvolver e melhorar, a fim de se tornar um líder de padrão mundial.
Construa uma cultura melhor no local de trabalho
Amy Edmundson, da Harvard Business School, e Patrick Lencioni, autor de “Five Dysfunctions of a Team”, revelam a importância da segurança psicológica para ajudar os indivíduos a se sentirem confortáveis no ambiente profissional. Construir espaços seguros para os colaboradores compartilharem ideias e opiniões sem serem condenados ao ostracismo permite que as empresas criem uma cultura inovadora e colaborativa.
Além disso, os colaboradores estarão mais dispostos a cooperar com os outros em vez de competir, o que abre as portas para melhores resultados e maior engajamento.
Melhore a Produtividade
Muitos colaboradores passam por períodos em que seus papéis exigem mais tempo, atenção ou esforço, e correm o risco de se sentir sobrecarregados e estressados. O desenvolvimento da habilidade de gerenciamento do tempo é crucial para gerenciar esse estresse e evitar o esgotamento. Mais uma vez, o desenvolvimento de Habilidades Comportamentais ajuda os funcionários a resolver problemas, criar estratégias e criar etapas acionáveis para atingir as metas do projeto de maneiras mais eficazes.
Quando as habilidades sociais de um funcionário não são bem desenvolvidas, há uma chance de que seus colegas de trabalho, departamento ou empresa sintam o impacto. Infelizmente, isso pode levar a problemas que afetam negativamente a qualidade do projeto, o tempo necessário para concluí-lo e o envolvimento geral com ele.
Melhore as estratégias de definição de metas
O estabelecimento de metas é mais uma Habilidade Comportamental e valiosa que é necessária para definir e atingir metas; é o elo perdido que mostra por que algumas pessoas têm sucesso enquanto outras desistem. Vários cursos de liderança prometem isso, mas poucos efetivamente focam em traduzir as ferramentas desse tema em realidade para os participantes.
Se você deseja que sua equipe atinja resultados, mostre a eles o que é esperado por meio de metas claras e possíveis no plano de desenvolvimento do colaborador. As metas devem ser definidas e revisadas regularmente ao longo do ano para ver o que está funcionando e onde há espaço para melhorias. Os planos de desenvolvimento dos funcionários devem incluir metas gerais que apoiem a organização para alcançar seus objetivos macro e preparar os colaboradores com as habilidades comportamentais de que precisam para ter sucesso.
Construa Comunicadores Confiantes
Os planos de desenvolvimento dos colaboradores não devem se concentrar apenas nas habilidades necessárias para o sucesso futuro; eles também devem enfatizar as habilidades necessárias diariamente. Negociação e falar em público são Habilidades Comportamentais que desenvolvem colaboradores com estilos de comunicação dinâmicos – e essas habilidades serão importantes em uma variedade de situações que afetarão o crescimento e o desempenho da sua empresa.
Por exemplo, se você estiver conduzindo uma reunião de cliente, compartilhando posts corporativos ou envolvido em uma conversa difícil entre pessoas, precisará ter habilidades de comunicação que tornem a situação melhor para todos os envolvidos.
É melhor adicionar essas oportunidades de aprendizado a um plano de desenvolvimento de colaboradores agora ou arriscar uma reviravolta inesperada de eventos mais tarde.
Por Tatiana Vidal, gestora e fundadora da GoAhead Consultoria e Treinamento