E qual o impacto para o mundo do treinamento Corporativo?
Por Tatiany Melecchi & Ana Kaspary*
O lançamento público de novas ferramentas de IA em Novembro de 2022, especialmente o ChatGPT, causou uma onda de discussões no mundo corporativo, com implicações para quase todos os setores. Afinal, o que é essa nova tecnologia disruptiva e o que ela significa para o futuro do treinamento corporativo? Você profissional da área deveria se preocupar com um robô substituindo seu trabalho?
O que é esse tal de ChatGPT?
No mundo dos treinamentos corporativos, o uso da tecnologia não para de crescer e o ChatGPT é um dos últimos avanços. Abreviação de “Transformador pré-treinado generativo”, o ChatGPT é um tipo de tecnologia de inteligência artificial (IA) que permite aos usuários conversar com máquinas de maneira natural. Ele é projetado para imitar a conversa humana, tornando-se uma ferramenta ideal para o treinamento corporativo.
O ChatGPT usa um sistema de processamento de linguagem natural (NLP) para responder ao usuário em um formato de conversação. A tecnologia é capaz de entender o contexto e é capaz de aprender com suas interações, o que a torna altamente adaptável.
Como essa ChatbotGPT afeta o treinamento corporativo?
Que tal fazermos essa pergunta ao aplicativo?
De acordo a resposta elaborada pelo próprio ChatGPT,
“O ChatGPT e outros modelos de linguagem semelhantes têm o potencial de mudar a maneira como abordamos o treinamento e o desenvolvimento de várias maneiras.
Uma das maneiras mais notáveis é por meio do uso de interfaces de conversação personalizadas que podem ajudar os alunos a entender e reter informações com mais facilidade.
Além disso, esses modelos podem ser usados para criar conteúdo e materiais educacionais mais envolventes e interativos.
Eles também podem ser usados para automatizar tarefas repetitivas ou demoradas, como dar notas e fornecer feedback.
No geral, o uso de modelos de linguagem como o ChatGPT no aprendizado e desenvolvimento tem o potencial de tornar o processo mais eficiente, eficaz e agradável para os alunos”
Na nossa visão como profissionais desta área, o ChatGPT terá inúmeros benefícios para área de treinamento e desenvolvimento
Eficiência: o ChatGPT pode automatizar tarefas repetitivas, como avaliação, feedback e criação de conteúdo. Isso pode economizar o tempo dos profissionais da área e permitir que eles se concentrem em tarefas mais importantes, como fornecer suporte individual, coaching, mentoria one-to-one e maior envolvimento em definições estratégicas da organização.
Flexibilidade: ChatGPT pode ser usado para criar uma variedade de recursos educacionais, como tutoriais interativos, guias de estudo e questionários de aprendizagem online. Isso pode facilitar o acesso dos participantes às informações de que precisam para aprender, independentemente de sua localização ou horário, além de permitir atualização constante.
Adaptabilidade: ChatGPT pode ser usado para criar sistemas de aprendizagem adaptativos que podem se ajustar ao desempenho de um participante e fornecer suporte direcionado, de acordo com sua evolução. Isso pode ajudar os participantes a permanecer no caminho certo e alcançar um progresso constante e mais rápido de seu aprendizado.
Reduza o tempo de configuração e as horas de suporte
Além de todos estes benefícios, o ChatGPT é altamente escalável e pode ser implantado rapidamente. As empresas podem configurar o chatbot em questão de minutos e ele pode ser usado para ajudar a treinar milhares de funcionários de uma só vez, em tempo real.
Mas nem tudo são flores, essa tecnologia também trará vários desafios para nossa área.
Como o chatGPT afetará negativamente?
Falta de interação humana: O ChatGPT poderá reduzir a necessidade de interação humana, levando potencialmente a uma falta de conexão pessoal e apoio aos colegas de trabalho, o que pode ser prejudicial a colaboração e desenvolvimento social e emocional de todos.
Pensamento crítico reduzido: pode levar os participantes a se tornarem excessivamente dependentes da tecnologia para obter informações e aprender, dificultando potencialmente sua capacidade de pensar criticamente e resolver problemas por conta própria.
Informações imprecisas: O ChatGPT poderá não ser capaz de entender totalmente o contexto da pergunta ou situação de um participante, levando a respostas imprecisas ou inúteis, o que pode levar a confusão.
Falta de empatia: o ChatGPT poderá não ser capaz de fornecer o mesmo nível de empatia ou apoio emocional que um professor ou facilitador humano.
Respostas genéricas: O ChatGPT poderá não ser capaz de se adaptar a diferentes estilos de aprendizagem, origens culturais ou aprendizes com necessidades especiais, o que pode resultar em uma baixa efetividade da ação de treinamento.
Você deve se preocupar?
Com tudo isso em mente, você pode estar pensando por que aprimorar as habilidades de um robô para que ele possa fazer isso melhor do que eu?
Apesar do que possa parecer, essa tecnologia pode ser considerada uma grande aliada para os profissionais de T&D. Com a velocidade exponencial das mudanças e alta competitividade que estamos vivenciando nestes últimos anos, a aprendizagem contínua dos colaboradores será cada vez mais relevante e necessária para empresas que desejam se manter e crescer no mercado. Em vez de memorização mecânica e pesquisa disponível publicamente, essa tecnologia provavelmente mudará como você pode encontrar o que precisa e como traduzir essa necessidade em valor para a sua organização. A nova tecnologia poderá ser responsável pela elaboração de conteúdos que façam sentido para o contexto do aprendiz, desde que a área de T&D saiba elaborar boas perguntas e promover conhecimento que esteja alinhado com os desafios e estratégias organizacionais.
Outro ponto importante a considerar é que essa tecnologia não é capaz de substituir as habilidades relacionadas ao trabalho manual, soft skills (capacidade de trabalho em equipe, comunicação empática, resiliência, criatividade, liderança e pensamento crítico) e inner skills (autoconsciência e controle das nossas ações) e a construção e manutenção dos relacionamentos A ótima notícia é que essas habilidades podem ser aprendidas, o que significa que ainda precisam ser ensinadas.
Conclusão
O mundo e a necessidade de treinamento e desenvolvimento não só irão continuar, como irão evoluir com a chegada destas tecnologias.
*Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University , palestrante internacional , escritora e CLO da Transforma Consultoria, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções de aprendizagem inovadoras.
*Ana Kaspary é farmacêutica, pós graduada em Dinâmica dos Grupos pela SBDG e Educação Transformadora pela PUCRS, atua há mais de 10 anos com educação corporativa em empresas multinacionais e atualmente é coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Biogen