Tecnologia

O que é o Telegram e como ele é diferente de outros aplicativos de mensagens?

Você pode fazer o download na App Store da Apple ou na Play Store do Google

Os aplicativos de mensagens são hoje nossa forma de comunicação preferida.  Por meio deles podemos nos conectar com nossos amigos a qualquer hora e em qualquer lugar. E, enquanto o Facebook Messenger e o WhatsApp são os mais famosos, existe um aplicativo que surgiu recentemente para chacoalhar o mercado, alegando ser o mais seguro de todos eles. Esse aplicativo é o Telegram Messenger.

O que é o Telegram e como ele é diferente de outros aplicativos de mensagens?O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens on-line que funciona exatamente como os aplicativos de mensagens mais populares: WhatsApp e Facebook Messenger. Isso significa que você pode usá-lo para enviar mensagens aos seus amigos quando estiver conectado ao Wi-Fi ou a seu plano de dados. O Telegram armazena dados na nuvem e afirma priorizar a segurança e a velocidade, sendo considerado, uma boa alternativa. Ele foi lançado em 2013 e desde então atingiu 200 milhões de usuários mensais ativos.

Características diferenciadas

Fundado pelo russo Pavel Durov, que também está por trás da maior rede social da Rússia, o VKontakte (VK); o Telegram alega combinar a velocidade do WhatsApp com a efemeridade do Snapchat. Assim como o WhatsApp, o Telegram tem a capacidade de mostrar o status de um amigo e anexar e compartilhar fotos, vídeos, localização, contatos e documentos.

A característica mais diferenciada do Telegram é a segurança. Ele alega que todas as suas atividades, incluindo bate-papos, grupos e mídias compartilhadas entre os usuários, são criptografadas. Isso significa que só ficam visíveis se forem decifrados primeiro. O aplicativo também permite que você defina cronômetros de autodestruição para as mensagens e mídias compartilhadas, que podem variar de dois segundos a uma semana, por meio do recurso “Secret Chat”. Ele também oferece criptografia de ponta a ponta, não deixando rastros em seus servidores.

Há também a capacidade de verificar a segurança dos seus “Chats Secretos” usando uma imagem que serve como uma chave de criptografia. Ao comparar sua chave de criptografia com a de um amigo, você pode efetivamente verificar se sua conversa é segura e menos vulnerável a ataques man-in-the-middle (acontece quando um hacker se insere em uma conversa entre duas partes).

Como usá-lo

O Telegram pode ser usado e instalado como qualquer aplicativo de mensagens. Você pode fazer o download na App Store da Apple ou na Play Store do Google. Procure o logotipo de um avião de papel. Depois de passar pela tela de boas-vindas, você será solicitado a inserir seu número de telefone e, em seguida, adicionar seu nome e uma foto. O próximo passo é encontrar amigos e iniciar um bate-papo.

O aplicativo pode ser usado em smartphones, tablets, laptops e computadores desktop. O Telegram está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux.

Por Gemalto Security – Segurança digital

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios