O que falta para você subir de cargo?

Cinco perguntas para responder hoje e dar uma guinada na sua carreira ainda esse ano

Já estamos no mês de Setembro e quanto de nós em janeiro prometemos nos especializar e dar um “up” na carreira. Mudar de trabalho e/ou conquistar aquela promoção ocupa o topo da lista de desejos dos brasileiros no começo do ano. Todavia, não basta se especializar se algumas perguntas não forem verdadeiramente respondidas. Talvez a sua promoção não tenha saído ainda devido aos fatores que listaremos ao longo desse texto.

Para Sofia Wingren, CEO da Hyper Island, escola de negócios mais radical do planeta, atualmente as pessoas não sabem o que fazer. Estão assustadas e com receio de perder as suas colocações. Ou seja, o medo as impede de se questionar e colocar em prática a mudança na vida profissional.

Além desse medo que muitas vezes leva a paralisa das ações – há um outro fator que pode estar te impedindo de vencer profissionalmente: o não suporte familiar. “Quando respondi ao anúncio de jornal oferecendo uma vaga em uma escola de inglês fui fortemente julgado pela minha mãe. Ela não me achava capaz de conseguir fazer matrículas e ter uma boa oratória. Não era falta de amor, mas sim porque ela conhecia a minha personalidade e realmente, eu era muito tímido. Porém, enxerguei ali, naquele pedaço de papel, uma oportunidade única”, relembra Fabiano Castro, especialista em carreiras da Minds Idiomas.

A rede de idiomas que Fabiano respondeu o anúncio em 2007 oferecia na época um bom plano de crescimento que ia ao encontro dos seus objetivos pessoais e profissionais. Todavia, ele podia ter paralisado diante da desaprovação da mãe e com isso não ter seguido os seus objetivos.

“Era 2007, a Minds English School inaugurava a sua segunda escola, e eu fui fazer matrículas e conhecer mais sobre a rede. De lá para cá, me tornei diretor nacional, dono de 16 unidades, e já aconselhei mais de 10.000 jovens sobre carreira e mercado de trabalho”, comemora Fabiano.

Papel e caneta na mão: responda as 5 questões abaixo propostas pelo especialista em carreiras, Fabiano Castro, para refletir sobre a sua carreira

  1. Você se enxerga no cargo que merece e quer ter?
  2. Seus familiares, amigos e\ou conhecidos te apoiam?
  3. Você acha que a sua formação te freia de ir além da sua função?
  4. O quanto você acredita na empresa que atua e\ou quer atuar?
  5. O quanto você, realmente, está disposto(a) a ser independente?

“Acredite, essas são as cinco perguntas que você deve refletir, responder, e traçar ações sobre elas. Foi o que eu fiz lá atrás, em 2007, quando criei o meu plano de vida e profissional. Lembre-se que é preciso coragem para recomeçar, mas sem avaliar esses cinco pontos não há como ir em frente”, finaliza o especialista em carreiras, Fabiano Castro.

Imagem:Divulgação