por Marco Romero, CEO da Taking
Para encontrar o talento ideal, uma consultoria especializada começa pelo job description definido pelo cliente
Uma pesquisa recém divulgada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais) apontou que, em 2021, os empregos no setor de TIC, que engloba Tecnologia da Informação e Comunicação, cresceram 14,4% em 2021. No mesmo período, um outro levantamento, este realizado pela Catho, mostra que no primeiro semestre daquele ano, o volume de vagas no setor de TI foi quase 18% maior que no mesmo período do ano anterior.
Seria bom, se houvesse profissionais para ocupar estas vagas. Mas não é o caso. Ainda de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025, levando em conta que o setor gere, em média, 159 mil novas vagas por ano. A razão para o déficit é que o ritmo de formação de profissionais não acompanha a demanda. Em resumo, faltam cursos de qualificação e graduações na área.
Como não há, pelo menos em curto prazo, nenhuma possibilidade de que essa situação se reverta, resta às empresas que precisam de talentos em TI investir em modelos diferenciados para a contratação e retenção dos talentos que elas precisam. Boa parte delas vem apostando na contratação via consultorias especializadas, o que tem se mostrado uma escolha acertada.
O diferencial destas empresas começa no conhecimento que elas têm do mercado e seus projetos. Depois de décadas realizando projetos de desenvolvimento e qualidade de software, uma consultoria especializada consegue identificar demandas específicas de cada projeto e, com elas, o perfil ideal de profissional para atende-la. Isso acontece porque ela conhece o negócio do cliente.
O segundo diferencial, ainda relacionado ao conhecimento, está no banco de dados de profissionais acumulado neste período, que pode reunir dezenas de milhares de currículos. Se um cliente precisa de um talento específico, ele certamente poderá ser encontrado ali. É claro que essa busca não é aleatória.
. A partir dele, é preparada uma check list que servirá de guia para que a área de talentos faça uma varredura nos times internos, nos bancos de dados e, claro, nas indicações feitas por profissionais que estão em outros projetos. É a união de todas estas frentes que vai resultar na indicação do melhor talento.
E não apenas indicar o melhor talento, mas fazer isso com mais agilidade. Como contratar talentos de TI não é o foco da maioria das empresas, muitas delas levam, em média, 60 dias para contratar um desenvolvedor Java, por exemplo. Com o uso de conhecimento, experiência, metodologia própria e o apoio de das ferramentas certas, uma consultoria especializada consegue realizar a mesma contratação em apenas dez dias.
Isso é feito comprovando não apenas as capacidades técnicas do colaborador, mas também os chamados soft skills. Ao mesmo tempo em que validam a capacidade técnica dos candidatos, as empresas especializadas contam com o apoio de times de psicólogos que validam, ao mesmo tempo, as habilidades e atitudes demandas pelos clientes. E o trabalho não acaba por aí.
Por meio de processos bem estabelecidos em suas áreas de gestão de relacionamento, estas consultorias mantêm o cuidado com os profissionais mesmo depois das contratações. Estas áreas são responsáveis por cuidar do bem estar físico e mental destes profissionais. Este é um diferencial muito importante na hora de reter este profissionais. Muitos deles permanecem porque se sentem cuidados pela empresa.
Este é o modelo utilizado hoje pelas melhores empresas de busca de talentos do País, e ele é tão bom que tem sido utilizado também fora do Brasil. Não são poucas as empresas globais buscando profissionais de TI brasileiros, do mesmo modo que vem crescendo o número de empresas brasileiras utilizando profissionais norte-americanos, europeus ou asiáticos. Isso ocorre porque diferenciais importantes estão sendo globalizados e têm sido fundamentais para enfrentar a escassez de profissionais.