Mundo RH

O que faz um decorador de ambientes?

O profissional decorador de ambientes atua contribuindo com a estética do espaço, seja em locais como casas, apartamentos ou espaços corporativos

O decorador de ambiente e o designer de interiores são duas profissões que parecem ter o mesmo objetivo, mas não se engane elas são um pouco diferentes.

Cada um tem a sua função, ambos podem atuar nos mesmos ambientes, mas devem ser contratados segundo suas atribuições.

Sendo assim, o designer de interiores é o responsável por elaborar projetos interiores, com plantas e layouts que contemplem todo o ambiente mobiliário.

Já o decorador, pode atuar de forma mais diretiva, ornamentando ambientes internos com objetos e conceitos que abrange o estilo do cliente.

E com paisagismo de performance em alta nos últimos anos, transformar espaços para engajar colaboradores pode ser uma das funções do decorador de ambiente especializado no nicho de escritórios.

Se você quer aprender mais sobre esse profissional, entenda aqui neste artigo o que faz um decorador de ambiente, como exercer essa função e quais espaços e contextos ele pode atuar.

O que faz o profissional decorador de ambientes

O profissional decorador de ambientes atua contribuindo com a estética do espaço, seja em locais como casas, apartamentos ou espaços corporativos.

Sua função é selecionar peças decorativas, móveis e acessórios para decoração de um ambiente ou cômodo.

Este profissional não realiza projeto, com plantas arquitetônicas que seguem normas e regulamentos.

Mas precisa combinar todos os elementos da decoração, levando em consideração as texturas, revestimentos, cores e claro, a personalidade e estilo do cliente.

Em termos gerais, o decorador de ambientes pesquisa tendências, preços e compra os ornamentos, além de gerenciar uma equipe de decoração caso necessário.

No entanto, caso necessário essa função também realiza consertos e reformas de móveis e artigos decorativos, como no caso de reparo de almofadas com cola pra tecido.

Com criatividade e organização, o decorador cria novas configurações para diversos ambientes, capazes de contribuir até para outras profissões.

Como se tornar decorador de ambiente 

A profissão de decorador de ambientes é perfeita para quem busca fazer pequenas modificações nos ornamentos, já que esta função abrange diversas áreas de negócio.

Nos espaços corporativos, por exemplo, o ambiente pode influenciar a produtividade, proporcionando um espaço criativo e pode também favorecer a saúde do colaborador como um todo.

Para se tornar um decorador será necessário se especializar no ramo, com cursos que de decoração de ambientes, podendo se especializar inclusive na área de designer de interiores, a fim de realizar todo um trabalho de projetar e executar reformas e novas configurações.

Sendo assim, é necessário um planejamento de carreira, investindo em cursos e treinamentos que comprovem sua especialização.

Os cursos de nível técnico são ótimas opções para quem deseja ingressar na área, mas quanto mais você estuda, mais conhecimento se produz, que resulta em uma carteira de clientes. 

E a partir desses estudos e qualificações você cria uma boa base de conhecimento, que pode contribuir para a forma de cobrar pelos seus projetos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo