Pesquisa da Semrush revela tendências de pesquisa e destaca os principais interesses dos profissionais do país.
Em tempos de mudanças aceleradas no mercado de trabalho, a internet se tornou o principal recurso para quem busca informações sobre carreiras, profissões, oportunidades e tendências. Um levantamento exclusivo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, revela as palavras-chave mais pesquisadas pelos brasileiros relacionadas ao tema. Mas, afinal, o que realmente está na mente deles quando o assunto é trabalho?
De acordo com o levantamento, o termo “vagas de emprego” liderou as buscas, registrando cerca de 301 mil pesquisas em novembro, mantendo o mesmo volume do ano anterior. Em segundo lugar, aparece “home office”, com 201 mil buscas, mas apresentando uma queda significativa de 33,22% em comparação ao mesmo período de 2023. Curiosamente, o termo “vagas home office” ocupa a terceira posição, somando 90,5 mil pesquisas e um expressivo aumento de 45,30% em relação ao ano anterior, indicando um interesse crescente por oportunidades de trabalho remoto.
“Esses dados mostram que os brasileiros estão se tornando mais específicos em suas buscas relacionadas ao mercado de trabalho. A queda nas buscas gerais por ‘home office’ contrasta com o aumento expressivo de termos como ‘vagas home office’, indicando que os profissionais estão refinando suas palavras-chave para encontrar oportunidades que atendam exatamente às suas expectativas e necessidades”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Além de buscar por vagas de emprego e oportunidades específicas, o estudo também revela um interesse crescente em explorar possibilidades de carreira e desenvolvimento profissional. O termo “profissões do futuro” registrou 27,1 mil buscas no último mês, destacando a curiosidade dos brasileiros por tendências de longo prazo no mercado. Já “plano de carreira” somou 9,9 mil pesquisas, refletindo a preocupação com o planejamento estratégico da vida profissional. Por outro lado, a expressão “profissões em alta”, com 2,4 mil buscas, evidencia o desejo por informações atualizadas sobre áreas que oferecem maior potencial de crescimento e empregabilidade. Esses dados indicam que os profissionais estão cada vez mais interessados em alinhar suas escolhas às demandas de um mercado em constante transformação.
“Os dados também mostram oportunidades para profissionais da área de educação e RH sobre conteúdos e serviços que atendam essas pesquisas dos brasileiros. Entender o mercado e como as pessoas procuram informação, ajuda a entregar melhores informações a às empresas a entenderem melhor as necessidades dos empregados. ,” conclui Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Além dos termos mais pesquisados na internet, a empresa também analisou quais foram os sites de emprego mais acessados pelos brasileiros. Linkedin ficou no topo da lista, com 74 milhões de acessos em outubro de 2024, seguido pela Gupy, com 31 milhões, Infojobs, com 12.6 milhões, Indeed, com 12.2 milhões, Seleção.Net, com 9.3 milhões, Catho, com 8.7 milhões, Vagas.com, com 6.8 milhões, GlassDoor, com 6.5 milhões, TrabalhaBrasil, com 2.1 milhões, e Empregos, com 2 milhões.