Opinião

O que será que vai acontecer depois?

Parte do tempo as pessoas trabalharão de casa, em formato de teletrabalho e parte do tempo irão para os escritórios

Ainda não sabemos ao certo…

De fato, todos nós estamos aprendendo uns com os outros! Talvez seja uma das poucas vezes na história da nossa área de Recursos Humanos em que ainda não houve a publicação de uma super cartilha ditando e reunindo centenas de valiosos experimentos e ensinamentos!  Eu ainda não vi. Mas sei que haverá!

O lado positivo disso tudo é que a comunicação e o compartilhamento de informações entre os Profissionais da nossa área há muito tempo não estavam tão ativos e, porque não dizer, tão sem vaidades… Tenho admirado as lives e os diversos grupos compartilhando as suas dúvidas e angústias…

Vou aqui arriscar algumas tendências … Talvez agora já comecem surgir novos formatos de trabalho.   Eu pessoalmente acredito que, pelo menos pelos próximos dois anos, a partir da retomada, haverá um formato flexível: parte do tempo as pessoas trabalharão de casa, em formato de teletrabalho e parte do tempo irão para os escritórios.

A ida para o escritório, por menor que seja a frequência, eu entendo ser importante. Afinal, será uma forma para que, minimamente, a cultura organizacional siga viva.   Além disso, a nossa essência seguirá buscando ver e estar com as Pessoas!

A relação com os empregos também deverá mudar.  Creio que todos nós, durante o tempo de confinamento, repensamos muito sobre o “formato” … aí incluo o tempo dedicado ao trabalho, à família, ao lazer, aos exercícios físicos… e por aí vai!   Acredito que o equilíbrio disso tudo passará a ter um peso muito maior na nossa análise daquilo que vale a pena! E as Empresas precisarão se adaptar também!  Que bom!

Por Célia Silvério, Sócia-Fundadora da CS Recursos Humanos & Governança Corporativa – www.rhgovernanca.com.br  e Conselheira de Administração, Coordenadora e Especialista de Comitês de Gente & Gestão

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar