Por James Petter, VP internacional, Pure Storage
Um espírito esportivo que cativa
A Olimpíada cativa a imaginação e conquista a atenção das pessoas no mundo inteiro. Enquanto os atletas de elite competem para demonstrar sua determinação, força e resistência, muitos são atraídos pelo drama e pelo espetáculo do esportista.
O lema dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim é “Juntos por um Futuro Compartilhado”, enquanto nos de Tóquio no ano passado, o lema era “Mais rápido, mais alto, mais forte juntos”. Os sentimentos de ambos são tão apropriados para o ano que tivemos, independentemente de sermos atletas ou não. Tivemos que nos unir para atuar em equipe e entregar excelentes resultados em circunstâncias muito desafiadoras. Seja no trabalho como atleta de elite ou em uma mesa, todos precisam do apoio e da contribuição ideais para gerar resultados dignos de medalhas. Isso se aplica aos locais de trabalho, famílias e esportistas.
Quem acompanha minhas redes sociais sabe que tenho uma atleta olímpica na família e estamos extremamente orgulhosos da medalha de bronze que minha filha trouxe de Tóquio no verão passado com o time do GB Hockey. Foi inspirador ver em primeira mão a dedicação necessária para chegar a uma Olimpíada, mesmo que não trouxesse uma medalha para casa. Há muitos paralelos que podemos tirar do mundo dos atletas e lições que podemos trazer para os negócios.
Dê um passo para trás do GRANDE OBJETIVO
Embora seja vital para qualquer pessoa estabelecer um objetivo, seria desmotivador se concentrar na maior meta todos os dias. Em vez disso, dê um passo para trás e divida a tarefa em três etapas para manter a motivação:
Defina metas de curto e longo prazo. Para os atletas que miram os Jogos Olímpicos, a edição de Paris acontece somente em 2024, então irão se preparar para outras competições que acontecem antes. Nos negócios, o foco é conseguir uma grande conta ou um avanço tecnológico, por exemplo. Mas, quais são as etapas envolvidas para alcançar isso? Qual é a estratégia da empresa e como você, como líder, dá vida a isso para sua equipe?
Separe as metas de processo e as de resultado e, em seguida, crie um plano para alcançá-las. No esporte da minha filha, o hóquei, assistir a um jogo inteiro pode ser assustador. Tenha em mente que cada momento importa. Um jogo de hóquei dura 60 minutos, mas em um esporte como o mergulho, os atletas têm somente alguns segundos para deixar sua marca. Nos negócios, o equivalente pode ser uma importante reunião ou apresentação. Tudo o que for dito deve ser convincente, persuadir, provando que sua empresa e sua equipe têm a melhor tecnologia para esse cliente, além de fornecer parceria para um relacionamento proveitoso de longo prazo.
Registre o que você está tentando alcançar. Minha filha encontrou um bilhete de 2012 no qual ela dizia que queria ir para Tóquio. Ela trabalhou para isso a cada semana, mês e ano para alcançá-lo. Cada sessão de treinamento conta, cada reunião conta e manter um registro dos obstáculos e comemorações ao longo do caminho ajudará a dividir um grande objetivo em partes menores gerenciáveis. Os relatórios anuais são muito distantes. Uma base de contato formal trimestral, além de conversas informais mais regulares com os membros da equipe, ajudarão a observar os sucessos e os aprendizados ao longo do caminho para atingir o principal objetivo.
Construindo mindset e equipes fortes
Em um desempenho de equipe todos são responsáveis. Atletas olímpicos que competem em esportes solo ainda têm uma grande equipe de apoio, incluindo treinadores, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Seja nos esportes ou no escritório, encontre a equipe certa e trabalhe em conjunto para extrair o melhor de cada um.
Nos negócios, é vital trabalhar em conjunto para aproveitar os pontos fortes e fracos de um indivíduo. Como líderes, devemos nos lembrar do equilíbrio entre desafiar e testar os membros da equipe, e empurrar as pessoas quando elas estiverem prontas. Isso significa realmente entender e conhecer cada pessoa para motivá-las no momento certo.
Um mindset forte também significa aprender a pedir ajuda – ninguém pode fazer tudo. Todos têm fatores fora do trabalho, ou treinamento, que os afetam e precisam aprender a acomodá-los e incorporá-los. Novamente, isso depende de conhecer cada pessoa e é muito importante para o bom funcionamento da equipe.
É importante comemorar as pequenas vitórias. Conseguir aquela grande conta ou a medalha olímpica acontecerá um dia. Ao longo do caminho, celebre todas as coisas aparentemente pequenas, como uma reunião bem-sucedida, um feedback positivo, resolver um problema. Isso constrói uma equipe, motiva e desenvolve um mindset positivo duradouro.
Reflita e busque inspiração
Não é dito o suficiente, mas, a chave para a motivação é amar o que você faz. Sem isso, será difícil continuar se esforçando todos os dias. Isso não significa que você precisa gostar de ficar sentado o dia todo. É sobre o que você alcança e o que sua empresa oferece aos clientes. Estes são os elementos que proporcionam satisfação no trabalho.
É importante nunca perder de vista qual é o objetivo final. Seja na Olimpíada, conquistando uma grande conta ou uma promoção no trabalho, mantenha o foco nisso, peça ajuda e trabalhe duro para alcançar o sucesso.