A síndrome de Burnout é uma reação do organismo a uma vida profissional desgastante e a queda de produtividade pode ser um indício
A constante preocupação das empresas com o bem-estar de seus colaboradores ganhou, nos últimos anos, um forte adversário: a Síndrome de Burnout, uma reação do organismo a um stress prolongado. Quase sempre, esse estado vem de uma vida profissional desgastante, sobrecarregada, com pouco tempo livre e muitos deveres. Como a qualidade de vida dos funcionários está diretamente ligada à produtividade, diante de um cenário como este, há queda de rendimento, aumento do absenteísmo e menos engajamento. Para reverter esse quadro, é preciso prestar atenção aos sinais e criar atividades que promovam o relaxamento e um ambiente saudável, como música e leitura.
O tema ficou ainda mais em evidência nos últimos anos em função da crise, crescente desemprego e advento de novas tecnologias que, diretamente, impactam as atividades diárias e saúde daqueles que permanecem em seus cargos, mas com mais atribuições para suprir as tarefas daqueles que saíram. De acordo com a International Stress Management Association (ISMA), o mal já atinge cerca de 30% dos brasileiros e 4% da população mundial. “Mesmo com os diversos cortes, as demandas das empresas continuam. Portanto, é preciso criar uma válvula de escape para que os profissionais recarreguem suas energias, tanto dentro como fora da empresa”, explica Scher Soares, especialista em mudança de comportamento. Segundo ele, profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros, assistentes sociais, entre outras profissões que lidam diretamente com problemas ou com público, em geral, são mais suscetíveis a desencadear a síndrome. Chefes, em geral, também estão mais propensos.
“Investir na qualidade de vida dos colaboradores é primordial também para a saúde da empresa. Quanto mais dedicação e atenção aos sinais, mais rápido o diagnóstico e menor a perda para a pessoa física e jurídica”, conclui Scher.
5 sinais da Síndrome de Burnout:
- Redução do rendimento, muitos erros, distrações e faltas constantes no trabalho;
- Insatisfação exacerbada, muita irritabilidade, explosões de humor, reclamações, mal humor exagerado;
- Indecisões, julgamentos errados em várias situações, atrasos nas tarefas e perda de prazos importantes, dificuldade na organização;
- Problemas de memória e dificuldade na concentração;
- Diminuição no entusiasmo e no prazer das coisas.
5 ações para melhorar a qualidade de vida dos funcionários
- Crie uma biblioteca na empresa com leituras positivas;
- Promova atividades de integração entre os funcionários com música animada;
- Incentive momentos de descanso durante a jornada de trabalho;
- Evite reuniões muito longas;
- Enfatize os feedbacks positivos.
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