Patricia Russo Habis destaca algumas das práticas de gestão de pessoas que estão trazendo resultados positivos
Atual gerente de RH da Assurant, Patricia Russo Habis, começou sua carreira em 2000 como estagiária de RH em uma agência de empregos. Segundo ela, era tudo muito novo, estava no primeiro ano da faculdade e com muita vontade de aprender. Teve a oportunidade de ser efetivada, mas após dois anos e meio, recebeu uma proposta para estagiar em uma indústria de cosméticos. A experiência foi muito importante na sua carreira, pois teve a oportunidade de ter contato com outras áreas de RH, não só recrutamento e seleção. Como não existia a possibilidade de efetivação, no último ano da faculdade, saiu em busca de uma oportunidade efetiva. Foi ser assistente de RH de outra indústria, agora do segmento de tecnologia.
O mercado de RH estava muito aquecido no início da sua carreira e teve a chance de passar por diversos segmentos e consolidar seu conhecimento em empresas de Telecom, Educação, Varejo e Seguros.
Após passar por diversos cargos e níveis, a penúltima experiência como business partner lhe trouxe amadurecimento e bagagem profissional. Teve a oportunidade de conhecer todos os processos de RH, estar mais próxima da liderança e da estratégia da empresa e olhar o RH não só uma área que fornece produtos e sim uma área que faz parte do negócio e das tomadas de decisões.
Acompanhe a entrevista da gerente de RH da Assurant, Patricia Russo Habis:
MUNDO RH – Como a sua gestão busca motivar os colaboradores ao desenvolvimento profissional?
Patricia Russo Habis – Acredito que cada um é responsável pelo seu desenvolvimento e pela busca do conhecimento. Incentivo os colaboradores a buscarem isso com seus líderes e com os colegas de trabalho. Por outro lado, incentivo os líderes a compartilharem suas experiências.
Treinamentos, palestras e workshops também fazem parte no desenvolvimento de um profissional, mas não adianta esperar o líder inscrevê-lo em um treinamento ou orientar para que ele se inscreva. Cada colaborador tem que ser protagonista da sua carreira e buscar o seu desenvolvimento.
MUNDO RH – De que forma o RH vem contribuindo para oferecer o equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho?
Patricia Russo Habis – Cada vez mais a qualidade de vida é um tema importante para as empresas. Quanto mais jovem a geração, mais esse tema vem à tona. Ter horário flexível, oferecer short friday, home office e incentivar a prática de esportes. Na Assurant temos horário flexível para todos os níveis, short friday no verão e patrocinamos quatro corridas de rua por ano.
MUNDO RH – Como você observa a tendência de cada vez mais o RH ser o braço estratégico nas organizações? Como isso acontece na Assurant?
Patricia Russo Habis – O RH faz parte da estratégia do negócio. Se uma empresa quer atingir seus resultados, precisa de pessoas motivadas, engajadas e acreditando no negócio. O RH está diretamente ligado a isso. Na Assurant, o RH faz parte das reuniões de estratégia. Saber como está o andamento dos nossos negócios, nos dá base para onde devo direcionar as pessoas e nossas ações. Tudo o que fazemos está diretamente relacionado à estratégia da empresa.
MUNDO RH – Quais motivos têm levado a empresa conquistar recentes premiações na área de gestão de pessoas?
Patricia Russo Habis – Cuidamos do que mais importa: nossos funcionários. Queremos ser uma empresa que tem um ótimo ambiente de trabalho, com respeito, engajamento e entregas com excelência.
Promover ações de engajamento, oferecer treinamentos para capacitação da nossa liderança, incentivar o feedback, ter programa de reconhecimento, nos quais todos têm a oportunidade de reconhecerem e serem reconhecidos e, ainda, cuidar da qualidade de vida dos nossos funcionários são ações que nos fazem estar entre as melhores. Ainda há muita coisa a ser feita. Ideias não faltam. Aos poucos vamos evoluir cada vez mais nos nossos processos e ações.
MUNDO RH – De que forma essas premiações impactam no dia a dia do colaborador?
Patricia Russo Habis – Percebo o colaborador trabalhando feliz, orgulhoso em estar em uma empresa que está no ranking das melhores. Trabalha motivado, dedicado às suas entregas.
MUNDO RH – Quais as ferramentas de gestão adotadas pelo RH para atrair e reter os talentos?
Patricia Russo Habis – As nossas vagas são trabalhadas por consultorias, pois nosso RH é bastante enxuto. Além disso, recebemos muitas indicações de funcionários e esse banco de currículos nos ajuda nos processos seletivos. O programa de avaliação de desempenho e o Talent Review são ferramentas que nos ajudam a identificar os talentos. Uma vez mapeados, eles estão sempre no nosso radar. A retenção depende muito do plano que foi traçado para cada um. Já fizemos ações como: integração em Atlanta ou Miami, treinamentos fora do país, atuação em projetos internacionais, treinamentos locais, job rotation, entre outros.
MUNDO RH – Em relação à prática do trabalho remoto, como o RH tem lidado com essa tendência mundial?
Patricia Russo Habis – Ainda não temos um programa consolidado de home office. A liderança e cargos que não marcam ponto tem maior flexibilidade para essa prática.
MUNDO RH – De que forma as tecnologias em gestão de pessoas estão contribuindo no dia a dia da empresa?
Patricia Russo Habis – Toda a Assurant utiliza a mesma tecnologia de gestão de pessoas e dos indicadores de RH. Isso facilita a extração de informações e consulta dos indicadores, além de proporcionar um rápido compartilhamento com outros países.