Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, onde os melhores talentos são muito disputados, o employer branding tornou-se fundamental para as empresas que desejam se destacar e atrair os profissionais mais qualificados.
Douglas Barrochelo- CEO da Biz
No competitivo mundo dos negócios de hoje, a atração e a retenção de talentos são elementos cruciais para o sucesso de uma empresa. É aqui que entra o conceito de employer branding, uma estratégia de marketing utilizada para ajudar a construir a imagem positiva de uma organização como empregadora desejável para colaboradores atuais e potenciais.
Employer branding vai além da simples publicidade de vagas, envolvendo a criação de uma narrativa autêntica e atraente sobre a cultura organizacional, valores, oportunidades de desenvolvimento e benefícios personalizados oferecidos aos colaboradores. Trata-se de construir uma marca empregadora forte e positiva, capaz de atrair e reter os melhores profissionais do mercado. Sabe aquelas empresas que os colaboradores têm orgulho de fazer parte e que deixá-la é uma decisão muito difícil? Elas entendem a importância do tema e investem diariamente na construção dessa imagem. Se a sua empresa quer se tornar uma delas, acredite, esse é o caminho.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, onde os melhores talentos são muito disputados, o employer branding tornou-se fundamental para as empresas que desejam se destacar e atrair os profissionais mais qualificados. Uma marca empregadora forte não apenas facilita a aquisição de talentos, mas também contribui para a redução do turnover, aumenta o engajamento dos colaboradores e fortalece a reputação da empresa no mercado. Portanto, com estratégias bem executadas, os colaboradores tornam-se mais produtivos e sentem-se estimulados a crescer dentro da companhia, promovendo entregas com maior eficiência, e ainda estimula candidatos talentosos a disputarem vagas na companhia.
Embora o conceito de employer branding seja relevante para todas as gerações, é especialmente importante para a geração do milênio, também conhecida como geração Y. Esses profissionais, nascidos entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990, valorizam muito a realização pessoal, o propósito no trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o impacto social das empresas. Portanto, eles tendem a ser mais sensíveis à reputação e cultura das organizações empregadoras ao tomar decisões sobre suas carreiras.
Dentro do tema, alguns elementos-chave merecem destaque. Em primeiro lugar, a autenticidade é fundamental. Uma marca empregadora genuína e transparente constrói confiança entre os colaboradores e o mercado. Além disso, a comunicação eficaz é essencial para transmitir a mensagem da empresa de forma clara e consistente. Outros aspectos importantes incluem a cultura organizacional, oportunidades de desenvolvimento profissional, diversidade e inclusão, sustentabilidade, e a qualidade dos benefícios oferecidos aos colaboradores.
Os benefícios desempenham um papel crucial na construção da reputação da marca perante o mercado de trabalho, pois representam um dos principais fatores considerados pelos profissionais ao avaliar uma oferta de emprego. Além dos tradicionais, como plano de saúde e vale-refeição, os colaboradores valorizam cada vez mais benefícios voltados para o bem-estar, flexibilidade no trabalho, programas de desenvolvimento profissional e iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa. Oferecer opções atrativas não apenas ajuda a atrair talentos, mas também contribui para o engajamento e a retenção de profissionais, fortalecendo, assim, a marca empregadora da empresa.
Para criar um plano robusto de employer branding, o primeiro ponto é que a área de RH tenha clareza do seu objetivo e defina a estratégia a ser seguida. É de extrema importância analisar as circunstâncias do mercado, realizar um benchmark para entender o que empresas semelhantes praticam e identificar oportunidades de se diferenciar. A hiperpersonalização dos benefícios é a principal ferramenta na construção dessa jornada, visto que possibilita às empresas oferecerem aquilo que realmente é importante para seus colaboradores.
Toda essa jornada potencializa o Brand Awareness, inclusive internamente, pois permite ao colaborador usufruir de benefícios personalizados e conectados com a sua empresa em vez de marcas parceiras. É fato que valorizar os times tornou-se indispensável no processo de construção de uma marca admirada e respeitada.