CarreiraEntrevista
Tendência

O segredo do sucesso da área de RH do Grupo Bradesco Seguros

Gestão de Pessoas no Grupo Bradesco Seguros conta com ações voltadas ao autoconhecimento, saúde, qualidade de vida e bem-estar

O segredo do sucesso da área de RH do Grupo Bradesco Seguros

Responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Relações Institucionais, Gestão de Operações e Serviços, Escritório de Contratos e Secretaria Geral do Grupo Bradesco Seguros, o executivo Juliano Marcílio, passou a fazer parte da companhia após a aquisição das operações brasileiras do HSBC, na qual, atuou como líder de Recursos Humanos.

Anteriormente, foi presidente da Experian Marketing Services na América Latina e já ocupou posições executivas na Teleperformance, Unibanco e Citibank, onde foi executivo de RH de países como: Brasil, México, Estados Unidos e Itália.

Acompanhe a entrevista de Juliano Marcílio, Diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Grupo Bradesco Seguros, e descubra sua fórmula vencedora de cuidar dos mais de 7.000 colaboradores.

Mundo RH –   Como você analisa a influência da marca Bradesco Seguros como atração profissional? Em se tratando da atração e retenção de talentos, quais os maiores desafios e conquistas enfrentados pelo RH da Bradesco Seguros nestes últimos tempos?

Juliano Marcílio – O Grupo Bradesco Seguros, maior seguradora da América Latina, conta com um propósito diferente para reunir talentos na equipe. Nossa missão como seguradora é ser o melhor lugar para as pessoas protegerem sua vida, seu futuro, sua saúde e seu patrimônio. Entendemos que não basta só atrair grandes talentos. Mas que é preciso manter um ambiente de alto engajamento e desempenho, atrelado aos propósitos da marca. Por isso, afirmo que nossos esforços são 100% voltados aos colaboradores, uma vez que desenvolvemos ações, treinamentos, programas, palestras para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

A companhia se preocupa em trazer informação e conscientização para seus colaboradores dentro de quatro vertentes: autoconhecimento, saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Uma das ações da área de Recursos Humanos é o “Você em FOCO”, ciclo de palestras que busca trazer essa conscientização aos colaboradores. Os temas destaques desses bate-papos são sempre voltados à importância da saúde e prevenção aos transtornos do mundo moderno. Falamos de Ansiedade, Síndrome de Burnout, Depressão, entre outros transtornos do mundo moderno. Além da conscientização, oferecemos também ferramentas. Por exemplo, neste mês, iniciamos o programa de Mindfulness (técnica de meditação) de oito semanas em que houve uma grande adesão dos funcionários.

Também oferecemos aos funcionários da Bradesco Seguros, por meio do GYMPASS, acesso facilitado a academias, estúdios e outros locais que incentivem a prática de atividade física. Essa flexibilidade da ferramenta permite que o colaborador, que desejar, possa manter uma rotina de exercícios da forma que melhor lhe convém.

Temos ainda o LIG Viva Bem, serviço de atendimento psicológico profissional e confidencial. O programa fornece orientação e aconselhamento para nossos colaboradores e dependentes. Ele surgiu com a proposta de apoiar a resolução de problemas pessoais, familiares, legais e financeiros que podem impactar o bem-estar das pessoas.

Atuamos também com o Programa Voluntários Bradesco, que apoia o exercício da cidadania por meio de ações e campanhas sociais que proporcionem oportunidades de os colaboradores estarem inseridos na melhoria do meio ambiente, na qualidade de vida das comunidades onde estão inseridos e de perceberem o grau de carência socioeconômica. A partir desse projeto, o Grupo Bradesco Seguros procura promover o interesse social e comunitário por meio de visitas a instituições, contato com beneficiários e realização de atividades com este público.

Além disso, investimos na ergonomia e ambientação de nossos escritórios aplicando os mais modernos conceitos de bem-estar e produtividade. Os prédios do grupo adotam o conceito Open Space – modelo no qual as estações de trabalho ficam dispostas em mesas integradas, sem divisórias altas separando as pessoas. Esse modelo influencia a sinergia entre os times e o trabalho em equipe, o que é enriquecedor para as experiências de todas as áreas. Os prédios administrativos também preenchem todos os requisitos das certificações internacionais de sustentabilidade, como a Leed Gold (concedida pelo Green Building Council dos Estados Unidos).

Mundo RH –   Como a sua gestão de pessoas busca oferecer oportunidades para desenvolver a carreira dos seus colaboradores?

Juliano Marcílio – Nossa cultura é idealizada na formação de uma carreira sólida e de alta performance. Temos uma carreira aberta e de foco interno, isto significa que, contratamos pessoas nos cargos de entrada da companhia e a partir daí, procuramos preencher todas as demais posições com recursos internos. Para isso, preparamos nossos funcionários para sucessão de liderança em todos os níveis hierárquicos. Trabalhamos diariamente para alavancar os potenciais, autoconhecimento e o protagonismo na carreira das nossas equipes, a partir de três pilares: liderança, gestão de talentos e clima organizacional.

Um dos projetos do grupo para desenvolvimento de carreira são as “Trilhas de Capacitação” que visa aprimorar as competências essenciais para o exercício das funções e o conhecimento técnico para o desempenho das atividades de cada profissional, com foco em desempenho, desenvolvimento e resultados. Temos um cuidado especial na preparação de líderes, por meio de uma Trilha Específica de Liderança com cursos variados e adequados a cada fase do profissional. O nosso objetivo é sempre ter profissionais preparados para suas funções atuais e para aproveitar as oportunidades de crescimento profissional que possam surgir no decorrer do caminho.

Mundo RH –   De que forma os treinamentos são essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores, e como essa prática acontece no dia a dia na organização?

Juliano Marcílio – O Grupo Bradesco Seguros conta com o apoio do UniverSeg e da UniBrad, amplo programa de gestão de conhecimento da companhia que tem como principal objetivo capacitar funcionários, corretores e parceiros comerciais para atuarem em um mercado que exige constante agilidade e renovação na busca de melhores resultados, com diversas ações e iniciativas com foco no desenvolvimento técnico e pessoal. O UniverSeg foi criado em 2004 e, nesses quinze anos oferece ao nosso público-alvo um vasto conteúdo, que contempla artigos, matérias, livros digitais, entrevistas, dicas de autodesenvolvimento e calendário de eventos, contando com um acervo para consulta que abrange mais de 700 livros digitais e seis mil videoaulas. Desde a sua criação, o UniverSeg contabilizou mais de 1,7 milhões de participações, divididas 1,2 milhões em cursos presenciais e 534 mil participações online.

Mundo RH –   Como é trabalhar na área de RH de uma organização que também oferece produtos e serviços aos RHs de outras empresas?

 Juliano Marcílio – Como uma empresa que oferece produtos para outros departamentos de RH, temos uma responsabilidade ainda maior. Entendemos de forma clara a relevância dos nossos produtos na estratégia de RH das empresas e os impactos desses produtos no dia a dia delas. Por esse motivo, a nossa atenção à qualidade aumenta, nossa preparação também e a nossa motivação ao quadro de funcionários cresce a cada dia.

Mundo RH –   Como a transformação digital encontra-se hoje presente nos processos de recursos humanos na Bradesco Seguros?

 Juliano Marcílio – A transformação digital permite uma conexão muito mais direta com funcionários e candidatos, além de proporcionar um grande ganho de produtividade e controle nos processos de RH. As novas tecnologias contribuíram melhorar alguns processos dentro da companhia como: recrutamento e seleção, treinamento, comunicação, gestão e cultura da marca. Atualmente, a Bradesco Seguros está focada na chegada de novos funcionários, a fim de alavancar ferramentas e experiências que há poucos anos não existiam no mercado.

A Bradesco Seguros se preocupa em sempre estar atento as novas transformações tecnológicas, sabemos que acompanhar essas mudanças garante a longevidade da companhia. Além disso, o mercado digital permite que a área de recursos humanos tome decisões relevantes baseadas em dados e informações, tornando as ações muito mais efetivas e estratégicas.

Mundo RH –   Em se tratando de saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores, qual é a visão da sua gestão de pessoas, e quais têm sido as ações promovidas pela área de recursos humanos?

 Juliano Marcílio – Além de todos os pontos e iniciativas tratados na pergunta dois, o Grupo Bradesco Seguros conta com as clínicas do Meu Doutor NovaMed in company nos nossos prédios administrativos de Alphaville e Rio. Que oferecem cuidados de atendimento primários e consultas eletivas de alta qualidade dentro do ambiente de trabalho. Este conjunto de ações e estruturas promovem um ambiente saudável e equilibrado que gera engajamento e produtividade crescente.

Mundo RH –   Como você avalia a participação crescente do RH como braço estratégico na organização?

 Juliano Marcílio – O RH nasceu como uma área exclusivamente operacional (departamento de pessoas) e evoluiu para uma área com importância fundamental para a estratégia da companhia e sua longevidade. A nova fronteira do RH agora é entender quais são desafios e desenvolver as capacidades organizacionais necessárias para hoje e para o futuro. Para isso, estamos pensando além de competências, nosso foco é trabalhar na construção de sistemas que produzem evolução de conhecimento e produtividade de maneira permanente, alinhada às necessidades e estratégias da empresa. E isso só é possível, a partir de um entendimento profundo do negócio e de uma atuação pautada em dados e informações. Outro aspecto relevante é a contribuição e perspectiva que o RH pode oferecer em relação à transformação da natureza do trabalho, já mencionada, e seus impactos na cultura, na sociedade, nos processos produtivos e, principalmente, nos clientes e consumidores dos produtos e serviços da Companhia.

Mundo RH –   Descreva um case desenvolvido na sua gestão que trouxe resultados positivos aos colaboradores e para a organização?

Juliano Marcílio – Ótima oportunidade para falar do programa “Você em FOCO”. A ideia original foi uma palestra sobre Ansiedade e Síndrome de Burnout, pois enxergamos ali a importância do assunto, que ainda é pouco discutido nas empresas. O interesse dos funcionários foi tamanho, e diante disso, evoluímos para a construção de um programa de conscientização e instrumentalização focado em temas que impactam diretamente os seres humanos, mas que não costumam ser tratados dentro das organizações. O ponto aqui é reconhecer a natureza humana de nossos funcionários e oferecer conhecimento e práticas que os ajudem a lidar com situações comuns que afetam diversos aspectos de suas vidas, inclusive o profissional. A participação é voluntária e dentro do horário de trabalho.

O último treinamento do Programa “Você em FOCO” abordou o mindfulness, técnica de concentração/meditação que pode aliviar o estresse e ansiedade diária, além de auxiliar na saúde física e mental dos indivíduos, aumenta a criatividade e melhora o desempenho cerebral.

O resultado tem sido tão positivo que além de palestras e sessões de Meditação vamos iniciar, em agosto, um programa completo de oito semanas, com duas horas de duração. A adesão a esse programa piloto foi bem alta na nossa sede em Alphaville, houve mais inscrições que vagas. Após o término do programa, vamos avaliar os resultados e, pelo que esperamos, inauguraremos outras turmas nas nossas outras sedes.

Mundo RH –   Qual é a sua motivação em ser um líder de RH na Bradesco Seguros?

Juliano Marcílio – A cultura de uma empresa é sua identidade. Entendemos que a felicidade do funcionário tem alta relação com sua produtividade e longevidade na companhia. Um funcionário engajado na cultura do grupo é mais feliz e aumenta suas chances de atingir seus objetivos de carreira.

Além da maior produtividade e crescimento acelerado de carreira, funcionários felizes aumentam a retenção de talentos, a criatividade e a capacidade da empresa de atrair mais pessoas alinhadas à nossa cultura garantindo, desta forma, a longevidade da própria empresa.

Como líderes de RH, nossa maior motivação é perceber de maneira clara e evidente os impactos positivos do nosso trabalho na vida de nossos colegas da companhia.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar