Dupla jornada de triunfo: Do executivo ao empreendedor
Alberto Ferreira, criador da Baden Baden (cerveja)
Ao longo de mais de 40 anos de carreira, fui muito indagado sobre a dinâmica de liderar times em grandes companhias enquanto empreendia. Essa foi a minha rotina por bastante tempo e acabei aprendendo, na prática, o que funcionava e o que não fazia sentido neste universo. E uma coisa sempre ficou clara: isso só é possível quando se tem equipes de alta performance trabalhando junto com você.
Hoje, eu posso dizer que consegui ter sucesso em ambas as direções, pois, junto a mim, trabalhavam profissionais que conseguiam entregar resultados além do esperado, sem que eu precisasse exercer o micro gerenciamento, permitindo aos meus times criarem soluções para os desafios apresentados, dando-lhes liberdade e suporte para que pudessem exercer o máximo de performance. Dessa forma, eu podia focar na estratégia e nas orientações, quando fossem necessárias. Isso foi essencial para a realização dos meus objetivos no mercado corporativo e no empreendedorismo.
Mas não foi uma tarefa fácil. Precisei estudar muito e “bater cabeça” para chegar até aqui. Estudei, li muitos livros sobre liderança e pesquisei sobre a vida de admiráveis líderes, comparando suas carreiras, pontuando quais características tinham em comum.
E o resultado foi mais do que uma inspiração para o meu papel de líder. Foi a criação do método B.E.P.©, que tem como propósito auxiliar os executivos que aspiram à liderança a desenvolverem três pilares que considero primordiais para executar essa função de forma apropriada: a credibilidade, os estilos de liderança e os compromissos.
E o que seria o B.E.P.©? Primeiro temos a Base, isto é, a sua credibilidade profissional. Depois, considero que os Estilos de liderança sejam essenciais para a performance de um executivo, já que é preciso que ele saiba conduzir seus liderados utilizando diferentes estilos de liderança, de acordo com o momento da organização e a maturidade na qual se encontra o seu time.
Por fim, o grande líder deve ter em mente a Pirâmide de Compromissos. Para mim, são essas dez principais práticas que o líder tem para consigo mesmo e com o seu time, destacando a disciplina, a empatia, o respeito à diversidade, a comunicação, a inovação, e muitas outras características fundamentais para tornar este trabalho de alto nível.
Compartilhar conhecimento
Hoje, após colecionar experiências diversas na minha trajetória profissional, busco a realização de um ideal e de um propósito muito fortes, que carrego comigo desde que comecei a empreender pela primeira vez: o de devolver à sociedade tudo aquilo que me foi proporcionado. E foi por meio da educação que eu encontrei a forma perfeita de concretizá-los.
Recentemente, lancei uma escola de negócios, chamada Masters of Business, com o objetivo de mudar a forma como o conhecimento de negócios é compartilhado, formando executivos cada vez mais preparados para os desafios do mercado. Afinal, faz muito sentido que eu e outros executivos compartilhemos todos os nossos acertos, erros e os desafios que enfrentamos em nossa jornada.
Com base neste pensamento, convidei para ingressar comigo neste desafio outros Masters, executivos renomados no mercado, com grande experiência em suas respectivas áreas de atuação. Já estão confirmados Carla Melhado, CEO da Mutant; David Carvalho, Presidente EMEA (Europa, Oriente Médio e Ásia) da MAESA Beauty; Eduardo Gouveia, Presidente do Conselho de Administração da Mapfre; Nicolas Fischer, Managing Director Brazil & Head of Latin America da francesa Coty, e Marcos Mayer, CMO da Plata4.
O que está por vir é algo diferente de tudo o que já foi ofertado em termos de capacitação corporativa. Será uma nova experiência, baseada na metodologia cohort-based learning, onde todos aprendem e evoluem juntos.
Estou certo de que, em breve, veremos o resultado desta empreitada despontando nas empresas de todo país.