Por José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket.
A pandemia foi responsável por acelerar a transformação digital em grande parte das empresas, já que a necessidade de migração para o trabalho remoto exigiu dos profissionais a utilização de ferramentas tecnológicas que mantivessem as pessoas conectadas, evitando que a distância física impactasse no andamento dos negócios. Apesar desse salto no processo de digitalização, a humanização das relações entre empresa e colaboradores nunca foi tão necessária e debatida como temos observado.
Envolver e motivar os funcionários, fazendo com que, apesar da distância e do isolamento social, eles continuem nutrindo o sentimento de pertencimento e enxergando um propósito no trabalho tem sido um dos principais desafios das áreas de gestão de pessoas e dos líderes. Trazer os profissionais para perto e mostrar o quão importante é seu comprometimento para o êxito do negócio tornou-se ainda mais importante no atual momento.
Tenho acompanhado de perto esse cenário, e trocado com gestores de recursos humanos e especialistas que me permitem destacar aqui algumas dicas de iniciativas que podem ser implementadas pelas empresas com o objetivo de superar os grandes desafios que o modelo de trabalho remoto ou híbrido tem imposto a todos.
O mais básico, porém, um dos principais, é a disponibilização de toda a estrutura necessária para que o colaborador possa realizar o seu trabalho. Me refiro desde a estrutura física, como notebook, mesa, cadeira e o material de escritório, como ferramentas digitais de comunicação e organização das atividades.
Como o home office também afeta a rotina dos profissionais, que muitas vezes precisam conciliar o trabalho e os cuidados com a família, a gestão deve ir além da jornada flexível e reforçar a confiança na autonomia das relações entre líderes e equipes – o que deve ser considerada por todas as companhias. Deixar o colaborador à vontade para se dedicar às atividades em horários mais favoráveis e que o possibilitem maior produtividade, demonstra que a empresa enxerga de forma individual suas necessidades. Iniciativas como essa são fundamentais no estreitamento entre as relações e se tornaram a base do novo modelo híbrido.
Durante a pandemia, o suporte psicológico também foi essencial na relação entre empresa e colaborador. As mudanças repentinas na rotina, além da insegurança relacionada à saúde por conta da pandemia, afetaram emocionalmente uma parcela dos profissionais. Uma pesquisa realizada pela Ticket com mais de 1.500 pessoas afirma que 64% delas estão mais preocupadas com a saúde em 2021. Diante disso, muitas empresas criaram ações de apoio psicológico, ou aprimoraram programas já existentes.
Outra iniciativa que fortaleceu as relações entre empresas e colaboradores foi a inclusão da participação dos times nas decisões da companhia. Levar em conta suas preferências e os possíveis impactos que mudanças na estrutura organizacional podem causar a eles reforça entre os funcionários o sentimento de pertencer e de ter importância para o negócio. Uma comunicação clara, consistente e transparente é um pilar crucial para manter os times integrados, engajados e seguros, uma vez que por meio dela eles ficam cientes das decisões, movimentações, resolução de problemas, entre outras ações que ocorrem na companhia. Em tempos de trabalho remoto ou híbrido, é uma das principais ações para aproximar e acolher os colaboradores.
Cada empresa possui uma cultura organizacional que influencia diretamente nas ações adotadas, mas hoje existe uma visão quase unânime do poder da humanização das relações no ambiente corporativo. E essa tendência veio para ficar.