Ao longo desses mais de 120 dias de isolamento para os que puderam adotar o regime de teletrabalho na quarentena, a gestão de talentos à distância tem sido o novo normal dos departamentos de recursos humanos nas empresas, incluindo-se aí um cuidado especial com as rotinas de recrutamento e seleção.
Tendo em vista a longevidade da crise pandêmica, os cuidados do RH com a segurança e o bem-estar dos colaboradores também se redobram, na busca por soluções que impeçam o contágio entre eles e preservem tanto a qualidade do trabalho, quanto da saúde mental.
Para isso, a equipe de gestão de talentos pode contar com a tecnologia para ampliar seu espectro de atuação à distância, identificando os perfis mais adequados às vagas em aberto em processos de recrutamento e seleção mediados pela tela do computador, além de promover o entrosamento entre os colaboradores por meio de dinâmicas de comunicação no dia a dia.
“Ninguém tinha um plano de ação na gaveta para lidar com a covid-19, estamos todos passando por isso pela primeira vez. Portanto, percebo nos profissionais de RH um movimento de busca de soluções para lidarem com tanta incerteza. Estamos nos reinventando”, avalia Maristela Ribeiro, profissional com 15 anos de experiência em Recursos Humanos e Psicologia e Gerente de RH da Synchro – empresa de software para gestão fiscal – que faz as seguintes recomendações sobre gestão digital de RH:
Foco nas pessoas
Neste momento de tantas incertezas, é importante que a equipe de RH reforce com os colaboradores as informações sobre prevenção de contágio, demonstrando interesse na situação familiar de cada um e garantindo sua segurança. Funcionários idosos e doentes crônicos precisam de especial atenção nesse caso, portanto, a dica é mapear esse público no board da empresa e certificar que o conteúdo está chegando a eles.
Na Synchro, a profissional conta que os casos de contágio têm sido monitorados desde o início da pandemia, além de apostilas com boas práticas de biossegurança terem sido distribuídas para as equipes, com instruções para casos de atendimento presencial.
“Como nosso time já tinha a prática do home office e a infraestrutura necessária para tal, a migração da operação completa para esse modelo transcorreu bem, mas criamos gincanas semanais de descontração, os ‘desafios da quarentena’, para estimular a interação e o sentimento de equipe entre os funcionários, como happy hours virtuais, vídeos dos funcionários, thread de fotos da família e dos pets no chat da empresa. Com isso, as pessoas se conhecem mais e levam a distância com mais leveza”, avalia Maristela.
Saúde mental importa
Neste momento de pandemia, a saúde mental dos colaboradores fica bastante abalada por conta do cenário difícil que o mundo atravessa, sendo uma missão do RH manter um canal aberto de apoio para todos, com olhar especial aos que perderam algum ente querido.
Um ponto de destaque aqui é o suporte entre os profissionais de RH, que focam sempre no cuidado com o outro, mas que também precisam exercitar empatia entre si, mantendo-se fortalecidos para exercer seu trabalho.
Maristela salienta a importância do processo de escuta, “na Synchro, criamos o ‘Animômetro’, uma pesquisa semanal com cada funcionário que identifica se alguém precisa de ajuda, além do auxílio do nosso Consultor Individual, profissional designado para prestar atendimento e suporte psicológico aos colaboradores em condição de sigilo”, revela.
Produtividade por entrega
Sem a possibilidade de administrar as equipes presencialmente, o modelo de acompanhamento das entregas é uma boa solução para manter o ritmo e evitar os entraves do microgerenciamento. Para isso dar certo, Maristela destaca a importância da relação de respeito e confiança entre as equipes.
“A cultura do feedback deve estar presente de forma humanizada. De modo geral, notamos que os colaboradores têm se mostrado comprometidos com a missão da empresa e as necessidades dos clientes, sem queda de produtividade no período”, afirma.
Treinamento das lideranças para gestão de crise
“Como disse acima, não havia um manual de ação pronto para lidarmos com a pandemia, então, todos precisamos nos reinventar nos últimos meses”, aponta a profissional, que continua, “na Synchro, criamos um Comitê que realiza reuniões rápidas diariamente para debater a situação da empresa e identificar possíveis ações de implementação. Além disso, os workshops ministrados na nossa Escola de Liderança foram voltados à Gestão de Crise”.
Recrutamento e Seleção remotos
A entrevista à distância deve ter os mesmos cuidados de pontualidade, apresentação e recepção do candidato que há no formato presencial. É importante que os candidatos saiam da entrevista conhecendo bem a vaga e a cultura da empresa, tirando as eventuais dúvidas.
É possível que haja falhas na conexão de internet do candidato e que a entrevista precise ser reagendada por conta disso, o que não deve influenciar na avaliação do recrutador, que precisa exercer a empatia nesse momento.
“A Synchro em especial tem vagas que exigem uma avaliação mais próxima e individual dos candidatos, contudo já estamos aplicando pequenas dinâmicas de forma remota com grupos de pessoas para quebrar o gelo, por exemplo”, salienta Maristela.
Mudanças nas demissões e admissões:
Por conta do isolamento, o processo de admissão e integração tem sido feito à distância nas empresas, por e-mail, telefone ou aplicativos de conversação, mas alguns contatos presenciais ainda são necessários, como no momento da entrega do equipamento de trabalho.
“Já nas demissões, é importante entender o momento do colaborador, ser transparente para que ele compreenda a situação e exercitar a empatia. Este é o único contato presencial que preservamos na Synchro, marcamos uma reunião com o funcionário para que nenhuma informação fique desencontrada e ele se sinta acolhido até mesmo no encerramento desse ciclo profissional”, finaliza Maristela.