Companhia ganha destaque no Prêmio Gupy – 100 RHs que inspiram e ficou em 8º lugar na categoria Atração
A Oi está entre as 25 melhores empresas do Brasil na gestão de pessoas, entre uma seleção de 100 empresas apontadas pelo “Prêmio Gupy Destaca 2022 – 100 RHs que inspiram, e ocupa o 8º lugar na categoria Atração neste ano. Segundo os dados da plataforma de Recrutamento e Seleção, que avaliou questionários de 492 empresas, o prêmio dá visibilidade a empresas que fazem diferença, buscando novas práticas que tornam o trabalho da área de Recursos Humanos cada vez mais próximo e humanizado, sem deixar de lado a inovação. O resultado vai servir como uma plataforma para troca de insights, contribuindo com o desenvolvimento do setor de Recursos Humanos em todo Brasil.
Criado em 2021, o prêmio Gupy Destaca foi concebido para ser uma oportunidade para profissionais de recursos humanos de empresas de todos os portes e segmentos mostrarem seus trabalhos e serem reconhecidos por suas contribuições. Além da avaliação geral, que resultou na lista dos 100 RHs que inspiram, foi gerado um ranking nas categorias Atração, Desenvolvimento e Encantamento. A Oi ficou em 8º lugar na categoria Atração, que está relacionada à capacidade que uma empresa tem de despertar o interesse dos profissionais em fazer parte dela. Segundo a Gupy, é um trabalho que envolve atender as expectativas de quem busca uma oportunidade, chamar a atenção no mercado e proporcionar ainda boas experiências para os candidatos.
“Ficamos muito felizes com esse resultado, uma prova de que os esforços do time de Pessoas e Cultura estão no caminho certo, cada vez mais estruturados para dar suporte às equipes na missão de construir a nova Oi. Temos investido em iniciativas para promover um ambiente inovador, colaborativo, mais ágil, com aprendizagem contínua, oportunidades de desenvolvimento e não abrimos mão da escuta ativa e da transparência na comunicação. Esta atenção e cuidado genuíno com o time é fundamental, pois se a gente desconsidera a dimensão humana nas relações de negócio, nenhum valor se cria, nenhuma companhia prospera”, ressalta Marcos Mendes, diretor de Pessoas e Cultura da Oi. “Nós buscamos sempre equalizar a solidez do negócio com as necessidades das nossas pessoas. E é com esse olhar atento que direcionamos ações de forma respeitosa e efetiva. Queremos construir um ambiente cada vez mais plural, inclusivo e com segurança psicológica, cercado por uma rede de apoio, com atenção à qualidade de vida e ao bem-estar das pessoas”, acrescentou.
A pesquisa traz as principais tendências da área de Gente e são divididas por pilar (Atração, Desenvolvimento, Encantamento), dimensão (Humana, Diversa, Personalizada e Digital) e prática (com a ação analisada pela metodologia e as opções de resposta colocadas para as empresas inscritas). Durante a etapa da coleta de informações, as empresas responderam a um questionário e também enviaram evidências para comprovar as ações mencionadas. A partir de todas essas informações, foi possível extrair dados exclusivos e muito ricos sobre a atuação dos RHs de empresas de diferentes tamanhos e segmentos no Brasil. O prêmio identificou em quais áreas os RHs do Brasil estão colocando mais energia e constatou que a maior parte das empresas participantes prioriza ações ligadas ao Encantamento, área mais conectada à experiência dos colaboradores. Nessa área foi registrado o maior número de respostas, indicando práticas mais consolidadas. Em seguida vieram as áreas de Atração, ligada ao recrutamento de novos profissionais, e Desenvolvimento. Quanto às dimensões avaliadas, a pontuação obtida de forma geral pelas empresas inscritas foi maior nas práticas consideradas Humanizadas, seguida em ordem decrescente pelas práticas presentes nas dimensões Digital, Diversa e Personalizada.
A tecnologia e o uso de dados também apareceram como práticas presentes na área de desenvolvimento de pessoas nas empresas. A pesquisa apurou informações sobre ações conectadas a ESG (Governança ambiental, social e corporativa). “Junto ao incentivo a uma maior diversidade na contratação de pessoas, torna-se cada vez mais importante a manutenção de temas e práticas relacionadas à responsabilidade social e representatividade no dia a dia do ambiente corporativo”, revela a pesquisa. Outro desdobramento do cuidado e atenção aos profissionais presentes nas empresas foi com relação à flexibilidade, personalização da experiência e do formato de trabalho, além de práticas voltadas para a saúde mental e segurança emocional dos colaboradores.
Segundo o Prêmio Gupy, a gestão de pessoas esteve na linha de frente para ajudar empresas e profissionais a lidarem com tudo que aconteceu nos últimos anos: “ Os dados evidenciam que, além de demonstrar uma enorme capacidade de reinvenção e adaptação de processos, profissionais da área de RH se dedicaram de corpo e alma para fazer o que sabem fazer de melhor: cuidar de gente”.