OKRs – Objectives Key Results – são muito mais que uma metodologia, são uma espécie de filosofia de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, através da transparência, foco e colaboração para empresas de diferentes tamanhos, tipos e segmentos. Eles dão à organização maior capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, e também uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Mas, muito mais do que propor uma gestão mais eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de transformação.
A implementação de OKRs pode soar como algo novo para muitas pessoas. No entanto, algumas empresas já fazem uso deste modelo de gestão há alguns anos. Pedro Signorelli, especialista na implementação de OKRs e fundador da empresa Pragmática Gestão, é um dos responsáveis por trazer essa nova filosofia para dentro das organizações brasileiras.
O maior case de sua carreira foi o da empresa de telecomunicações Nextel, pioneira na utilização dos OKRs em larga escala nas Américas. Após sucesso na implementação em tempo recorde da metodologia – a empresa precisava que 1.200 dos colaboradores tivessem seus OKRs cadastrados em 15 dias, 98% da meta foi alcançada -, Pedro passou então a se dedicar ao assunto de maneira exclusiva, como trainer.
Na opinião de Signorelli, a aplicação da filosofia de OKR nas empresas não passa, simplesmente, pela implementação de técnicas e processos, mas se baseia também em um terceiro pilar que é a mudança de mentalidade.
“Quando fazemos a implementação de OKRs em empresas, é importante termos em mente que é necessária uma mudança de mentalidade do time que estava acostumado com uma forma de trabalhar (hábitos, práticas, processos), que não se adequa ao mundo em que estamos vivendo hoje. Cada empresa ou negócio tem suas particularidades que devem ser trabalhadas para alcançar bons resultados.
Outro ponto importante, é que com a experiência adquirida, é possível acelerar a curva de aprendizagem, o que economiza tempo de todos e agiliza o processo. A implementação de OKRs de maneira incompleta pode torná-los obsoletos em pouco tempo”, explica Signorelli.
Ainda de acordo com Pedro, um modelo de gestão com OKRs olha para cada indivíduo e área da empresa como elementos que compõem o todo, o que ajuda a criar um sentimento de unidade e colaboração. “Todos os colaboradores de uma empresa devem entender a importância do seu papel dentro do modelo de negócio. É como uma orquestra, se um instrumento está tocando fora do ritmo, afeta a harmonia de todo o grupo. Entender isso é fundamental para o sucesso da empresa”, complementa.
Outro ponto importante destacado por Pedro para a implementação da metodologia de OKR é que as empresas devem pensar em ciclos mais curtos de planejamento, pois isso dá uma maior tração para as mudanças necessárias na organização, e permite eventuais correções de rota. O uso de um modelo de gestão com OKRs vai fazer com que a empresa seja mais eficaz em atingir seus objetivos, tenha colaboradores mais engajados e felizes, mas acima de tudo, vai proporcionar mudança cultural de crescimento constante muito importante para o seu negócio.