Além do caráter divertido, os jogos têm o poder de transformar a maneira como as pessoas aprendem e se desenvolvem.
Por Leandro Ferraz, Head Ynner Games
Enquanto atletas do mundo inteiro se preparam para a maior competição esportiva do planeta, as Olimpíadas de 2024, um fenômeno paralelo está acontecendo no mundo corporativo: a força dos jogos vem sendo aplicada para treinar profissionais de todos os mercados, de qualquer área, do estagiário ao CEO.
A metodologia do Game-Based Learning (GBL) tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações para desenvolver e engajar seus colaboradores, de forma mais eficaz e atraente. Diferente da gamificação tradicional, em que apenas adicionamos elementos de jogos a contextos não lúdicos, como avatares e pontuações, o GBL utiliza literalmente os jogos para trabalhar habilidades e extrair o conhecimento desejado. Esse trabalho pode ser feito com jogos de tabuleiro modernos, RPG, Lego, simuladores, Team Buildings, jogos digitais e muitos outros.
Além do caráter divertido, os jogos têm o poder de transformar a maneira como as pessoas aprendem e se desenvolvem. Eles são capazes de reter a atenção, aumentar a motivação, promover habilidades, fomentar o pensamento crítico e potencializar o aprendizado.
Pesquisas comprovam os benefícios dessa estratégia. O estudo “Top gamification statistics of 2023: Next level gaming”, por exemplo, aponta que 95% dos profissionais se sentem inspirados e motivados quando há gamificação nos processos de trabalho, enquanto 89% das pessoas almejam completar os módulos de conhecimento ao utilizarem estas ferramentas no ambiente corporativo.
E o mais interessante, é que as Olimpíadas são inspiração para essas iniciativas, já que podemos considerá-las o ápice do desempenho humano e da excelência. Ao aplicar essa mesma força competitiva e espírito de superação em treinamentos, as empresas podem criar uma cultura de alto desempenho e melhoria contínua. A tendência de gamificação e do Game-Based Learning está apenas começando. Quem está pronto para ganhar a medalha de ouro no mundo corporativo?