Funcionários da instituição do terceiro setor avaliam e são avaliados pelos gestores e a ONG também realiza pesquisa que mede o clima de trabalho
A Gerando Falcões utiliza as mais importantes e atuais ferramentas de gestão de pessoas. Recentemente, a ONG iniciou um trabalho de redesenho da estrutura organizacional, evidenciando as trajetórias de crescimento. Após o detalhamento dos cargos existentes, a Korn Ferry, consultoria parceira, foi designada para aplicar um plano de carreira baseado na Metodologia Hay, traçando responsabilidades para os mais de 190 colaboradores e construindo uma tabela salarial baseada em pesquisas de mercado.
Para fazer um recrutamento assertivo e medir o fit cultural (colaborador alinhado com a cultura), a Gerando Falcões acompanha o candidato às vagas disponibilizadas pela plataforma Gupy. No próprio sistema, é realizada uma triagem antes do processo seletivo. A decisão sobre as contratações acontece após discussão em um comitê de gente. Após a contratação, a pessoa é integrada ao time, ao ecossistema Gerando Falcões e aos Embaixadores de Cultura – colaboradores de todas as áreas – que apresentam cada uma delas, trazendo escopo, desafios e principais processos.
Programa de Metas
Os colaboradores GF recebem um conjunto de metas semestralmente. Esse plano de ação contempla um alvo coletivo da organização, um de sua área, dois individuais e uma colaborativa com outra área. O formato de metas mudou em 2022 com o objetivo de estimular a comunicação entre áreas e a colaboração na ONG, além de deixar os ciclos mais curtos, visto que anteriormente a proposta era anual.
Além do Programa de Metas que resultam no pagamento de bônus, a ONG trabalha trimestralmente com os OKRs, metodologia aplicada para trazer mais velocidade a entrega de resultados.
Engajamento do Time: Qulture Rocks
A ONG já trabalhava com a Qulture Rocks, ferramenta de gestão de desempenho e engajamento dos colaboradores e gestores nas rotinas relacionadas à gestão de pessoas. Pela plataforma são desenvolvidos o estímulo a elogios e feedbacks e a avaliação de desempenho, que também acontece semestralmente no formato 360º. Depois da finalização do processo são realizadas reuniões de calibração e, com base nos outputs desse fluxo, são definidas as movimentações.
Mulheres e negros em cargos de confiança
Na Gerando Falcões, 67% do time é formado por mulheres, sendo que 39% do total de
funcionários são mulheres negras e 27% são mães. Ao todo, 57% das pessoas da equipe se autodeclaram pretos ou pardos. Nos cargos de confiança, 69% são ocupados por mulheres e 33% por negros.
Pin People
É importante para a Gerando Falcões que a integração do colaborador aconteça de forma natural e em harmonia. Para tanto, ele recebe por e-mail pesquisas após 7, 30, 90 e 180 dias de contratação. Neste material, há questionamentos sobre como o novo integrante está lidando com o gestor e o restante do time e se ele continua alinhado com o propósito do trabalho.
Ainda dentro deste tema, a Gerando Falcões realiza uma pesquisa de clima, em que o colaborador recebe trimestralmente um link confidencial com questões sobre o ambiente de trabalho. Identificados os ‘gaps’, o departamento responsável elabora um plano de ação em cima dos pontos de desenvolvimento até a realização da pesquisa seguinte, quando os índices são medidos novamente. Em caso de desligamento, o ex-colaborador também é convidado a responder perguntas sobre o seu sentimento durante a passagem pela Gerando Falcões e pode apontar, sob seu ponto de vista, falhas no processo.
Pesquisa de Clima
A avaliação de Clima Organizacional, realizada em setembro, recebeu adesão de 85%, com um resultado de 83%. Ao todo, 96% dos colaboradores dizem se orgulhar do trabalho da Gerando Falcões.
Os indicadores medem ainda a satisfação dos colaboradores com tópicos como ambiente de trabalho, liderança, papéis e responsabilidades, pessoas, reconhecimento e recompensas.
Temas como aprendizado, engajamento, alinhamento com a cultura, respeito, desenvolvimento, crescimento profissional e superação na entrega das metas foram apontados como pontos fortes de acordo com o balanço da pesquisa.
Reconhecimento
Além do plano de carreira voltado e planejado individualmente para cada colaborador e a constante preocupação com a satisfação e o orgulho de pertencer de cada um, a Gerando Falcões oferta outros programas de reconhecimento, como o Aniversário do Falcão’, que oferece uma folga ao funcionário na semana de seu aniversário. No Falcão da Vez, acontece um reconhecimento semestral ao colaborador de boa performance e alinhado com cultura, valores da instituição. Cada gestor indica uma pessoa do time, que recebe um café ou almoço com a diretoria e o CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra.
Saúde
A pandemia mexeu psicologicamente com muitas pessoas. Somente este fator já seria suficiente para estendermos essa preocupação para o corpo. Entretanto, além disso, os colaboradores estavam em home office e, diante dos cuidados com o vírus e o fechamento
de bosques, parques e academias, notamos que era preciso realmente participar de um programa que estimulasse o cuidado com a saúde e evitasse ao máximo o sedentarismo. A Gerando Falcões tem três programas desenvolvidos para o incentivo à saúde do colaborador.
Por meio da gamificação, o Gerando Saúde conquistou 86% de adesão interna. Neste programa, criado pela parceira VIK, as pessoas são alocadas em times e desafiadas durante dois meses a praticarem atividades físicas com provas diárias. As pessoas que atingirem maior pontuação durante o período são premiadas.
Nos primeiros 56 dias, 37 colaboradores participaram do programa. Neste período, 474 atividades foram registradas de acordo com as regras de pontuação dos desafios, uma média de 13 ações por pessoa. Na segunda etapa, com 41 dias de competição, o Gerando Saúde teve 39 participantes inscritos e mais de 270 horas de movimento, aumentando a média para 15 exercícios por colaborador.
Todo o engajamento do time da Gerando Falcões culminou em uma melhora importante nos índices de saúde registrados nos colaboradores. Fatores essenciais para a saúde, como sono, estresse e nutrição tiveram positiva evolução de 44%, 27% e 10%, respectivamente. A concentração subiu 9% e vícios, como cigarro e álcool, diminuíram em 5% e 1%, pela ordem. Além disso, 11 pessoas sedentárias se inscreveram e sete delas conquistaram pelo menos 12 pontos para seus respectivos times.
O desafio somou 339 km de corrida e 310 km de pedaladas, índices que ajudaram o time da Gerando Falcões a alcançar um rendimento superior a 50% nos dois desafios e evolução de 19,6% no Health Score (medidor de saúde). A nota média neste indicador subiu de 5,1 para 7,2, alcançando uma evolução média de 40%.
O plano é agora trabalhar mais frentes relacionadas a saúde mental com foco nos colaboradores e com a liderança.
Benefícios
Além de plano de saúde, odontológico, seguro de vida e auxílio home office, em 2022 a ONG passou a utilizar a plataforma Caju, que oferece benefícios flexíveis para o time.