Para criar processos seletivos mais rápidos e assertivos a companhia utiliza a plataforma ATS e ganha destaque pela eficiência do processo e alta taxa de feedback
A Gupy, empresa de tecnologia para RH no Brasil, reconheceu com o selo “Empresa que dá feedback” a Open Labs, empresa do Grupo Altice Labs, desenvolvedora de produtos e serviços digitais, pela eficiência no processo de seleção e alta taxa de feedback aos candidatos em 2022 e 2023.
Jéssica Lima, Psicóloga e Tech Recruiter da Open Labs, destaca que em 2022, a empresa recebeu mais de 16 mil currículos e nesse ano, entre janeiro e fevereiro recebeu mais de 4 mil currículos. “Nosso objetivo é garantir acesso aos melhores talentos, mas sempre deixando uma marca positiva na experiência dos candidatos, por isso implantamos um processo 100% digital pela Gupy, somado ao olhar humanizado do nosso time de RH. Assim, atingimos talentos em qualquer lugar do mundo, já que não existem limites geográficos neste formato de seleção”, complementa Jéssica.
Para ajudar os gestores de recursos humanos a gerenciar todo o processo de recrutamento e seleção de forma automatizada, a Gupy disponibiliza em seu produto Gupy Recrutamento & Seleção o sistema ATS, Application Tracking System, que centraliza todas as informações do processo seletivo, desde a divulgação de vagas até a contratação.
De acordo com o estudo da Global Talent Trends, uma pesquisa feita todos os anos pelo LinkedIn, 94% dos profissionais que se candidatam a vagas afirmam que gostariam de receber feedback das empresas, no entanto, somente 41% deles recebem algum tipo de retorno, após não serem aprovados para a vaga.
Para o time de RH da Open Labs o feedback é uma das etapas mais importantes e a demonstração dessa prioridade, está no Selo recebido por duas vezes consecutivas pela Gupy, garantindo que a empresa entregou mais de 90% de feedback. A construção desses números é resultado da estratégia do employer branding desenvolvida e está diretamente ligada ao encantamento dos candidatos durante todo o processo, transformando a experiência em algo positivo, o que leva os novos colaboradores a serem mais engajados durante a sua jornada na empresa, tornando-os embaixadores da marca.
Em um cenário onde existe apenas uma vaga para um grande número de inscritos, é preciso ter em mente que não existem candidatos bons ou ruins, e sim pessoas que tem um “match” com a vaga e outras que não se encaixam com o que é procurado naquele momento. O time de RH da Open Labs tem o cuidado de estabelecer uma verdadeira ligação com quem concorre a vaga e auxiliar os candidatos, que por alguma razão não foram aprovados, com retornos indicando a correção de uma postura ou o desenvolvimento de alguma habilidade.
“Na minha visão muitos profissionais deixam de se inscrever para vagas em grandes empresas pelo receio de não receber feedback, ou de não ser notado e acabar não seguindo as etapas do processo seletivo. Por isso, enquanto tech recruiter, faço o papel de facilitadora dentro de um RH estratégico, evitando a criação de muitas etapas desnecessárias e mantendo sempre um fluxo de comunicação com os participantes. Daí a importância do Selo ‘Empresa que dá feedback’ para o nosso time, pois mostra que somos referência em transparência e estamos engajados em melhorar cada vez mais a experiência do candidato e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca empregadora” finaliza Jéssica.