Se você tem tênis velhos em seu armário, considere desfazer destes calçados e renovar sua coleção em seu armário
Muitas empresas têm se preocupado com a saúde e bem-estar de colaboradores, e o que poucas sabem é que os sapatos ou tênis podem ter grande influência sobre a qualidade de vida dos mesmos.
Trabalhar em pé exige muito do corpo e pode tornar um problema se estiver calçando um sapato ou tênis desconfortável ou que não privilegie uma pisada reta com o amortecimento adequado.
Quando você pode entrar em qualquer loja nike de tênis ou loja de sapatos e escolher entre centenas de cores, tamanhos e estilos diferentes de sapatos e tênis, é fácil não dar valor a um bom calçado. No entanto, este não é o caso de muitas pessoas que vivem em regiões empobrecidas como o Caribe, a África Ocidental e a América Central. Na verdade, mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo não possuem um único par de sapatos ou tênis, quem dirá um que seja adequado e confortável.
Isso é muito lamentável porque a importância e os benefícios dos sapatos não podem ser negligenciados. Ter calçado de proteção com o ajuste correto é essencial para a saúde e o conforto geral.
- Sapatos previnem problemas nos pés
Ficar sem sapatos por muito tempo ou usar sapatos mal ajustados pode causar:
- Desconforto
- Unhas encravadas
- Infecções fúngicas nas unhas
- Problemas de postura
Pé de atleta
Com o tempo, problemas mais sérios podem se desenvolver. Joanetes podem se formar, resultando em dor e desfiguração dos pés. Uma falta prolongada de apoio adequado para os pés pode causar o colapso dos arcos e pode causar dores graves nas articulações.
- Sapatos Aliviam a Dor
Parte do trabalho dos sapatos masculinos e femininos é absorver o impacto enquanto caminhamos, mas sapatos ruins (ou sem sapatos) podem desalinhar todo o corpo. Se os sapatos não tiverem enchimento suficiente ou não permitirem uma passada uniforme, a dor é um efeito colateral quase inevitável.
Os tornozelos, joelhos, articulações do quadril e região lombar são afetados por sapatos ruins. A dor generalizada limita a mobilidade, dificultando a realização de tarefas diárias normais.
- Eles evitam dores nos pés
Bons sapatos feitos com materiais de qualidade, respiráveis e com uma sola confortável permitem-lhe um maior conforto quando se trata de estar em movimento. O melhor calçado para alguém é aquele que não danifica, que não esfrega nem aperta, e com o qual se sente praticamente descalço, mas com a proteção necessária para caminhar em qualquer tipo de superfície.
Também devemos procurar essa característica em sapatos que geralmente não são confortáveis a priori, como sapatos sociais masculinos ou saltos femininos. Você pode procurar em lojas especializadas e encontrará uma grande seleção de modelos muito elegantes mas igualmente confortáveis, porque os seus pés podem estar confortáveis mesmo nas ocasiões mais especiais.
- Eles melhoram a postura
Alguns calçados desconfortáveis nos impedem de andar corretamente, forçando a posição natural do pé, tornozelos, joelhos e quadris e, em geral, das costas e de todo o corpo.
Quando usamos calçados adequados, é muito mais fácil manter uma postura mais natural, sem que nossas articulações ou músculos sejam afetados. Se o sapato também tiver um pouco de salto, será muito mais confortável não forçar a tira, e conseguir andar totalmente ereto sem desconforto.
- Sem danos a longo prazo
Sapatos confortáveis que não apertam evitam problemas frequentes nos pés, como calos, esporões, joanetes e outras deformações, como fascite plantar ou doenças articulares. São pequenos danos que ocorrem pouco a pouco sem que percebamos, mas no final eles se acumulam e podem ser muito incômodos para levar uma vida normal. Melhor se pudermos evitá-los!
- Eles melhoram a circulação
Quando os calçados não são confortáveis, ou danificam, acabam fazendo os pés incharem, causando má circulação em todo o corpo e, ao mesmo tempo, deixando o andar terrivelmente desconfortável. Para melhorar a circulação, mesmo que você passe muito tempo sentado ou em pé, calçados de boa qualidade podem ajudar promovendo o retorno venoso e prevenindo o aparecimento de edemas e problemas de varizes.
- Sapatos protegem contra infecções
Em muitas áreas do mundo, o saneamento é precário e as doenças estão disseminadas. Ficar sem sapatos em áreas sem métodos adequados de descarte de dejetos animais e humanos torna as pessoas suscetíveis a vermes parasitas e outras infecções nos pés. Essas doenças podem ser debilitantes ou mesmo letais.
Andar descalço coloca os humanos em risco de ancilostomíase, picadas de carrapatos e ferimentos. Pisar em vidro quebrado ou pregos enferrujados, ter um encontro desagradável com um arbusto espinhoso ou acabar com uma erupção cutânea de hera venenosa também são preocupações.
A maioria de nós que mora nos Estados Unidos tem muita sorte de ter acesso a vários pares de bons calçados e, muitas vezes, paramos de usar sapatos antes que estejam realmente gastos.
Se você tem tênis velhos em seu armário, considere desfazer destes calçados e renovar sua coleção em seu armário. Você notará uma mudança substancial na forma com que seus pés pisam ao solo e também sentirá a diferença na sua qualidade de vida.