Por Gustavo Raposo, CEO e sócio fundador da Fintech Leve
Dentro do setor de RH, já sabemos que é um enorme desafio impressionar e fidelizar os millennials (ou geração Y) – aqueles que nasceram entre 1980 e 1994 – e a geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010. O trabalho a ser realizado pela gestão de pessoas se torna ainda mais complexo quando os colaboradores possuem perfis de diferentes idades. E isso influencia, diretamente, na oferta de benefícios diferentes onde possam reunir contextos culturais, sociais e econômicos.
O mercado de trabalho lida, diariamente, com uma mistura intensa dessas gerações que vivem e dividem os mesmos ambientes. Para se ter um exemplo, dados de uma pesquisa realizada pelo Itaú BBA revelam que os millennials, por exemplo, já representam 50% da força de trabalho. Até 2030, o número de assalariados que são parte dessa geração deve chegar a 70%.
Com a economia mudando e os mais jovens entrando na vida adulta, grande parte desse público segue comprometido com seus empréstimos estudantis e dívidas de cartão de crédito. Diante disso, é normal que essas novas gerações estejam em busca de benefícios que atendam às suas necessidades.
As empresas, é claro, notaram essa tendência de consumo e começaram a investir para atingir esse público por meio de produtos e serviços. Mas você pode estar se perguntando: por que nós, empregadores, deveríamos saber e se importar com isso?
É preciso entender que a geração Z e os millennials estariam mais comprometidos em ficar em seus empregos por um período mais longo se estes oferecessem benefícios de bem-estar financeiro. Inclusive, um estudo da SoFi – empresa americana de finanças pessoais online – revelou que, devido ao início da pandemia de covid-19, 59% das pessoas sentem que é mais importante do que nunca que as empresas ofereçam benefícios de bem-estar financeiro.
O sucesso de uma empresa também está relacionado a esse assunto. Quando os funcionários estão passando por dificuldades financeiras, é mais provável que tenham enxaqueca, doenças cardiovasculares, insônia e falta de vontade para executar o trabalho. Portanto, sempre digo, é importante manter a aproximação com o seu colaborador para entender as suas dificuldades. Fazer um levantamento, identificar os problemas que mais tiram o sono e oferecer possibilidades, é fundamental para o bom andamento das demandas e o aumento da produtividade interna. Para te ajudar, abaixo, listei três vantagens de otimizar o seu pacote de benefícios para agradar todas as gerações que fazem parte do seu time.
Qualidade de vida na aposentadoria de filhos e pais: a preocupação com os planos de aposentadoria e poupança não são apenas para eles. Os avanços da ciência e da tecnologia prolongarão a vida dos pais dos millennials e da geração Z. Uma descoberta chocante em um estudo do IRI (Insured Retirement Institute) revelou que metade dos millennials espera ajudar financeiramente os pais durante os anos de aposentadoria. Ter um empregador que está disposto a fornecer um plano de previdência privada é benefício que brilha os olhos da nova geração.
Aconselhamento Financeiro: é muito claro que as novas gerações não sabem lidar com planejamento financeiro. Devido à covid-19, muitos tiveram suas rendas reduzidas. Aprender a gerenciar essa mudança de orçamento é difícil e preocupante para muitos. Contar com um profissional para orientar os funcionários sobre seus orçamentos, investimentos e redução de gastos é um grande privilégio que essas gerações estão procurando. Considere trazer para a empresa um benefício que ofereça serviço de consultoria financeira e ajude os colaboradores com suas finanças.
Apoio aos investimentos em educação: se você deseja se destacar como empregador, ofereça assistência relacionada aos investimentos em educação. Quando um candidato talentoso está considerando duas ofertas de emprego, essa ajuda financeira pode ser o que vai determinar sua escolha.
Por fim, é hora de acompanhar as necessidades de mudança da força de trabalho. A geração Z e os millennials constituem a maior parte disso e cabe aos empregadores estarem preparados para atender melhor às suas necessidades. Se você deseja os melhores talentos, esteja preparado para conhecer essa nova realidade e oferecer uma remuneração que esteja de acordo com cada perfil.