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Os cuidados do RH na hora de contratar o benefício de saúde para seus colaboradores

A responsabilidade para quem compra serviços de saúde é muito grande

Os cuidados do RH na hora de contratar o benefício de saúde para seus colaboradores

O check-up médico era entendido nas empresas como um “benefício” para seus profissionais estratégicos quando iniciamos nossos trabalhos em medicina preventiva em 1990. Hoje, está claro que o programa de exames periódicos para executivos é uma importante ação de segurança empresarial.

É tranquilizador para uma organização contar com seu RH para cuidar da saúde de seus profissionais estratégicos. Já que só a área sabe o quanto é oneroso substituir um colaborador-chave que se afastou de suas funções, subitamente, por razões de saúde. É custoso sobre vários prismas: da segurança empresarial, da quebra da engrenagem com consequente perda de resultados, além da falta de segurança, baixa do bem-estar entre os pares e aumento do absenteísmo – doença.

Neste contexto, o check-up médico vira uma ferramenta fundamental. É um conjunto de avaliações clínicas, de exames complementares de imagem e laboratoriais que permite ao indivíduo conhecer os fatores de risco para a sua saúde, diagnosticar possíveis doenças precocemente e, em conjunto com seu médico, desenvolver programas de promoção à saúde, a partir de mudanças no seu estilo de vida.

Após 29 anos liderando o mercado de check-up médico no Brasil e tendo realizado mais de 130 mil exames preventivos em homens e mulheres das maiores empresas estabelecidas no nosso país, sugerimos algumas ações importantes para que a contratação tenha o resultado adequado e satisfatório para os usuários desses serviços e para empresa contratante no que tange a qualidade, inovação, segurança e encantamento da prestação de serviços.

Em uma organização, a área de RH é aquela que solicita o serviço de check-up médico para sua população de executivos. No entanto, é a área de compra ou suprimentos que busca no mercado as clínicas que prestam o serviço. A responsabilidade para quem compra serviços de saúde é muito grande!

Não decida pela contratação do serviço de saúde sem conhecer os prestadores in loco, utilizando apenas e-mails e propostas, sem realizar uma visita técnica. Será uma decisão extremamente frágil e arriscada para os usuários. Saúde requer qualidade, inovação permanente, segurança nos procedimentos, responsabilidade de quem contrata. O resultado é a confiança e o encantamento dos clientes usuários.

Assim, eis algumas informações importantes para a área de RH / Suprimentos apurar durante a visita às clínicas prestadoras do serviço:

* O curriculum Vitae da equipe médica que examinará seus executivos e a confirmação de que todas as avaliações e exames serão realizados por médicos;

*O nome do laboratório (visitar de preferência) que realizará as análises clínicas dos materiais coletados de seus clientes;

* Investigar se a clínica prestadora de serviço possui um Código de Conduta e adota práticas de compliance;

* Saber se os equipamentos utilizados para complementar os diagnósticos são calibrados e atualizados permanentemente e esse existe uma central de esterilização, no seio da clínica, para preparo dos equipamentos de uso invasivo;

* Entender se todos os equipamentos necessários para a avaliação da saúde da mulher existem na clínica;

* Verificar se a clínica prestadora de serviço possui Certificações internacionais – ISO 9001-2008 (norma e procedimentos) e ISO 9001-2015 (qualidade);

* Apurar se a clínica prestadora de serviço está adequada à nova Lei de proteção de dados e se os resultados liberados para os clientes são protegidos / criptografados;

* Saber se a empresa contratante / área de RH recebe ao término do programa anual de check-up médico, um perfil de saúde da população examinada;

* Entender se a clínica prestadora de serviço promove a “consulta de retorno” do cliente a fim de dirimir dúvidas quanto aos exames realizados e para a elaboração individual de programas de promoção à saúde, face os fatores de risco identificados;

* Conferir se as instalações da clínica estão à altura das exigências de seus usuários

Por Gilberto Ururahy, Diretor Médico da MedRio Check-up e Presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ

 

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