Uma comunicação ruim aumenta o estresse. Isso porque a falta de clareza e objetividade pode gerar dúvidas, frustrações e conflitos.
Leila Arruda – fundadora da Larruda Desenvolvimento Humano
A comunicação no ambiente de trabalho é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ao longo desses anos de trabalho, pude observar que é por meio da comunicação que as equipes se coordenam, as ideias são compartilhadas, decisões são tomadas e os objetivos alcançados.
No entanto, essa comunicação nem sempre é eficaz e, quando há falhas, podem ocorrer diversos problemas, como:
Aumento do estresse: 51% dos participantes em uma pesquisa da Grammarly e Harris Poll acreditam que uma comunicação ruim aumenta o estresse. Isso porque a falta de clareza e objetividade pode gerar dúvidas, frustrações e conflitos.
Queda de produtividade: 41% dos participantes na mesma pesquisa acreditam que a má comunicação pode levar à diminuição da produtividade. Isso porque a equipe pode perder tempo tentando entender o que precisa ser feito, refazendo o trabalho ou até mesmo evitando o contato com colegas por receio de conflitos.
Falta de engajamento: Uma equipe que não se comunica bem dificilmente se sentirá engajada no trabalho. Isso porque os colaboradores podem se sentir desmotivados, desvalorizados e sem perspectivas de crescimento.
Aumento da rotatividade: A falta de comunicação também pode contribuir para o aumento da rotatividade de funcionários. Isso porque os colaboradores que não se sentem satisfeitos com o ambiente de trabalho podem buscar oportunidades em outras empresas.
Para evitar esses problemas, seguem algumas dicas:
- Seja claro e objetivo: evite mensagens vagas ou ambíguas;
- Seja honesto e transparente com seus colegas e superiores sobre seus pensamentos, ideias e preocupações. A transparência é fundamental para construir a confiança e o respeito mútuo;
- Seja um bom ouvinte: preste atenção no que os outros estão dizendo e faça perguntas para esclarecer suas dúvidas quando elas surgirem. A escuta ativa é essencial para uma comunicação eficaz;
- Seja empático: tente se colocar no lugar do outro e entender seu ponto de vista. A empatia ajuda a reduzir conflitos e construir relacionamentos mais positivos;
- Resolva conflitos de forma construtiva: os conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho. É importante saber como resolvê-los de forma construtiva, sem gerar ressentimentos ou mágoas.