Estágio e Trainee

Otimismo com o início do novo governo faz oferta de vagas de estágio crescerem 12%

As informações são do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego entre jovens de até 24 anos no ano passado chegou a um dos patamares mais baixos ao alcançar 27,2%. De acordo com a instituição, um dos fatores que elevou este índice foi a desistência deste público pelo mercado de trabalho formal, que chegou a 1,76 milhões. Por outro lado, é possível ter esperança de que o cenário em 2019 seja recuperado, segundo o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

De acordo com a associação, em comparação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 12% no índice de oferta de vagas de estágio. Para Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano e carreira, este momento é realmente de estar positivo graças a essa melhora nos números. Porém, também é fundamental preparar-se emocionalmente para ir bem no processo seletivo.

“O segredo é estar preparado para as oportunidades que estão por vir. É preciso se capacitar para se destacar durante as fases do processo seletivo e, enfim, conquistar a vaga”, pontuou a especialista. Este preparo pode começar por agora, visto que, até o final do primeiro semestre mais de 37 empresas abrirão vagas não só de estágio, como também de trainees.

Outros números que confirmam o crescimento nas ofertas de estágio foram disponibilizados pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE). De acordo com a empresa, somente nos três primeiros meses deste ano, foram abertas cerca de 39.100 novas vagas de estágio, o que é um índice bastante positivo, segundo Rebeca, e retrata um primeiro trimestre melhor ante aos últimos 5 anos.

Vale considerar que dentro desse índice de crescimento, algumas áreas acabam conquistando um maior número de vagas que outras, como é o caso dos cursos de administração de empresas, pedagogia e direito que, respectivamente, são os mais buscados pelos recrutadores.

Autoconhecimento e autoconfiança são fundamentais

A especialista ainda afirma que, para o preparo destes jovens para o mercado de trabalho, o autoconhecimento e a autoconfiança são aliados importantes quando se busca por uma dessas vagas. “É preciso saber o que quer, conhecer as suas competências e ter um planejamento de onde quer chegar. Assim, o estágio será o primeiro e um dos mais importantes passos para uma carreira de sucesso”, declarou.

Vale destacar que dentre a importância de estar com a agenda em dia, visto que algumas empresas que estão com vagas abertas neste semestre, abrem o processo a cada dois anos. Vale ressaltar que assim como em casos de estágio, muitas empresas também estão oferecendo vagas para trainee.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios