Apoio corporativo no Outubro Rosa: Estratégias e impactos na conscientização do câncer de mama
O “Outubro Rosa”, que há décadas promove a conscientização sobre o câncer de mama, evidencia uma realidade alarmante em 2023. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se que até o final deste ano, 73.610 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.
Este diagnóstico, além das implicações físicas, traz consequências profundas para a saúde mental. Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o INCA, destaca que após o diagnóstico, os sintomas de ansiedade em mulheres dobram, de 20% para 40%. Da mesma forma, a depressão salta de 15% para 30% e o estresse de 30% para 50%.
Renata Torres, co-fundadora da Div.A Diversidade Agora! e voz ativa em temas de diversidade, destaca a essência do Outubro Rosa: “Desmitificar o câncer de mama, evidenciar a importância do diagnóstico precoce e lembrar que o câncer não vê cor. Ele atinge mulheres de todas as origens”, pontua. Um levantamento do Datafolha enfatiza a disparidade no conhecimento sobre a doença, sendo significativamente menor entre mulheres pretas e pardas.
No cenário corporativo, as consequências da doença também são sentidas, impactando a produtividade e o bem-estar das colaboradoras. Torres ressalta o papel fundamental das empresas neste contexto: “É crucial promover campanhas de conscientização, oferecer exames de mamografia, fornecer apoio psicológico e patrocinar eventos sobre o Outubro Rosa”.
Empresas que adotam essas iniciativas se destacam positivamente, não apenas promovendo ambientes mais inclusivos, mas também fazendo a diferença na vida e saúde de suas colaboradoras.