Pesquisa

Pandemia acelera uso de dados para retenção e aquisição de talentos analíticos

Levantamento que ouviu 85 diretores e gerentes de Marketing e Dados de grandes empresas do Brasil aponta que tendência de uso de dados na gestão de talentos analíticos

Com o objetivo de entender o impacto causado pela crise no uso de dados para a tomada de decisões  estratégicas nas empresas, entre março e abril de 2020 a ILUMEO Data Science conversou com 85 diretores e gerentes de Marketing e Dados (Analytics, BI, Data Science) em um estudo qualitativo com as maiores empresas do Brasil nos setores de serviços, produtos e tecnologia.

Um dos principais achados do estudo foi um aumento no uso de dados para a retenção e aquisição de talentos dedicados a áreas analíticas, como BI, Analytics, Data Science etc.

 Na contramão do senso comum, os entrevistados se mostraram preocupados com a escassez de talentos de inteligência e dados, com foco em dados aliada à fluência em negócios, como fatores centrais desse cenário. Isso tudo em um contexto em que o trabalho é remoto, o dólar está valorizado, impulsionando brasileiros a trabalharem daqui para empresas do exterior.

Nesse contexto, as grandes empresas estão preocupadas com a agilidade com que conseguirão responder ao turn over de seus funcionários a fim de não atrasar a implementação de projetos relevantes e complexos, fundamentais para a reação das empresas à crise.

O cenário vem exigindo um novo movimento das companhias para atraírem e reterem talentos em áreas críticas, dentre eles: há um aumento no foco em projetos de people analytics e na criação de sistemas de mensuração de employer branding e employer experience, buscando formas de prever a saída de talentos e atuar em retenção e atração. Tendências que são relevantes para todo o mercado e apontam desafios exigirão ainda mais integração entre as áreas de RH e às demais áreas de negócios das organizações.


Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar