Presença e engajamento: Competências chave na construção do futuro.
Colunista Mundo RH, Carol Dias, Diretora de People & Performance de Kraft Heinz Brasil
Não dá para negar que estamos vivendo a era da tecnologia. Cada vez mais, discutimos sobre inteligências generativas, indústria 4.0 e hiper automações. Mas, nessa “ânsia” de pensar no futuro, é fácil nos esquecer de quem constrói o presente: as pessoas.
Em um mundo dinâmico e que cresce na velocidade da nossa criatividade, não existe mais o tal “currículo perfeito”. Muito mais do que ter um documento repleto de habilidades e certificações técnicas, o profissional do futuro é aquele que consegue estar presente aqui e agora, mantendo a atenção no que de fato importa e constrói para a sua jornada e o negócio.
Pode parecer simples, mas no século da ansiedade controlar a preocupação com o que não está acontecendo em tempo real é um dos maiores desafios a se enfrentar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, com mais de 18 milhões de pessoas diagnosticadas. Com o alto fluxo de informações e a necessidade de estar sempre conectado, pode ser difícil se manter atento ao presente.
Nesse contexto, falar sobre presença é cada vez mais essencial – e não só no mundo corporativo, mas nas nossas relações pessoais também. Estar presente de forma genuína vai além de participar de uma conversa; trata-se da capacidade de ouvir ativamente e interagir de forma construtiva, trazendo inputs que façam sentido e colocando energia e tempo na construção das relações. Toda conversa é uma via de mão dupla – seja com seu líder, par ou direto. E, mais importante do que saber falar, é saber ouvir de forma atenta e empática.
Hoje, a presença já não é “só” uma competência, é um diferencial que transforma o ambiente de trabalho e define o ponteiro dos negócios. Pensando em preparar as nossas pessoas para o futuro, a Kraft Heinz está implementando uma jornada de aprendizado em parceria com a Learn To Fly, consultoria especializada no desenvolvimento de competências socioemocionais, utilizando neurociência, psicologia positiva e análise de dados.
Essa iniciativa, além de fortalecer a presença, contribui para o desenvolvimento de várias outras habilidades essenciais, como empatia, comunicação eficaz e liderança consciente. Ao investir nessas competências, a Kraft Heinz apoia seus colaboradores no alcance do seu máximo potencial, reafirmando nosso compromisso em colocar as pessoas no centro do nosso negócio e preparar o time para os desafios que estão por vir.