O novo modelo de fazer gestão de pessoas cria formas de desburocratizar as rotinas de RH
Um RH estratégico é um setor estruturado de forma transversal que está em sintonia com o futuro. E isso significa uma maior atenção às novas ferramentas de empoderamento, que deixam a rotina operacional mais prática, possibilitando uma atuação analítica mais intensa, voltada a valorizar cada vez mais as pessoas e fazer com que elas caminhem alinhadas em direção aos propósitos da empresa.
Para isso, é preciso ter em mente que ser um RH estratégico requer planejamento e objetivo muito claro. É necessário conhecer os colaboradores que fazem parte da organização e alinhar as expectativas entre ambas as partes. O perfil do colaborador alinhado com os desafios propostos àquele determinado indivíduo otimiza as chances de se atingir resultados e consequentemente os objetivos da empresa.
Um RH estratégico também pensa em números e por isso, é inclinado a desenvolver formas de identificar gastos desnecessários para investir onde é mais importante. Esse novo modelo de fazer gestão de pessoas cria formas de desburocratizar as rotinas de RH, que tradicionalmente tem um histórico muito operacional. Entre tantas rotinas, a de fechar folha de pagamento, contabilizar horas extras e rodar relatórios, tudo isso às custas de muito braço e tempo. Qualquer decisão importante que precisa ser baseada nessas informações depende de tempo e esforço.
Quando se foca em resultados se pensa em meios de facilitar os processos internos e automatizar rotinas operacionais com o objetivo de ganhar tempo para pensar no mais importante: estratégias voltadas às pessoas, pois são elas, com as ferramentas inovadoras em mãos, a mola propulsora das empresas. Dessa maneira, a tecnologia tem sido peça fundamental ao proporcionar dados organizados, disponibilizar dados em tempo real e a descentralizar as informações empoderando os gestores para praticar o RH também na ponta. A nuvem, a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial reforçaram ainda mais o poder do RH, permitindo estratégias eficientes e voltadas a resultados.
Como imaginar, por exemplo, há um tempo atrás que simples relógios para registro de ponto fossem se tornar ferramentas importantes, capazes de identificar problemas permitindo a possibilidade de apontar soluções rápidas. Tudo isso sem precisar gerar relatórios, com apenas um clique na tela do celular. São ferramentas como essas, em uso por várias empresas brasileiras, que permitem uma ação mais estratégica, eficiente e simplificada, onde o RH ganha tempo para trabalhar uma cultura orientada a resultados que esteja atrelada à satisfação do colaborador.
Por Juliana Bittencourt de Andrade, especialista em Recursos Humanos da Ahgora Sistemas