EntrevistaQualidade de vidaSaúdeSegurança do trabalho
Tendência

Para garantir um ambiente de trabalho seguro, SESI fortalece parcerias com RHs

Temos a missão de estimular as empresas se tornarem mais competitivas em seu segmento de atuação

Para garantir um ambiente de trabalho seguro, SESI fortalece parcerias com RHs

Em um cenário cada vez mais comum nas organizações, em que a Segurança e Saúde no Trabalho é um fator primordial para o aumento da competitividade da indústria, pois ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.

Para ajudar as indústrias e as empresas de todos os portes a promoverem um ambiente de trabalho seguro, o SESI oferece diversos serviços em SST como cursos, diagnósticos, exames, programas legais e consultorias. Esses produtos vão além da legislação e ajudam a empresa a agir preventivamente aos aspectos relacionados à segurança e saúde do trabalho.

Em entrevista ao Mundo RH, Laôr Fernandes de Oliveira, diretor de centro de atividades do SESI Mogi Guaçu, destacou o compromisso SESI de ser o principal apoiador da área de Recursos Humanos das empresas, para que com as soluções oferecidas pelo SESI possam se tornar mais seguras e competitivas. Acompanhe a entrevista:

Mundo RH – De que forma a gestão do SESI Mogi Guaçu atua como braço estratégico junto às empresas da região?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA:O SESI-SP possui estrutura física e profissional para atender as indústrias em suas demandas referentes à saúde, segurança, bem-estar do trabalhador e responsabilidade social. Os serviços são personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa e têm como proposta promover a qualidade de vida. Mesmo com o enfoque social, o objetivo dos programas também é trazer vantagens mercadológicas para a empresa, seja diminuindo o absenteísmo (ausências no trabalho), aumentando o índice de produtividade ou melhorando sua imagem perante a concorrência e consumidores. Estimular que as empresas se tornem mais competitivas em seu segmento de atuação é uma das missões do SESI-SP.

Mundo RH – Como você analisa o poder de demanda dessas empresas da região por serviços direcionados ao bem-estar dos seus trabalhadores?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Minha análise se resume em auxiliar as indústrias nesse processo, oferecendo um portfólio de Serviços de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), como por exemplo, a elaboração de toda a documentação legal prevista nas normas regulamentadoras. Orientar a indústria a investir em programas de segurança e saúde no trabalho permitindo aumentar significativamente a produtividade e reduzir gastos com acidentes, doenças, absenteísmo e assistência à saúde. Além disso, dá suporte às empresas no processo de desenvolvimento de seus recursos humanos, colaborando para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Para isso propomos as seguintes soluções:

ASSESSORIA E CONSULTORIA AO E-SOCIAL

Trata-se de um serviço especializado que orienta a indústria no atendimento e na correta implementação da ferramenta. De maneira simples, um diagnóstico levanta, mapeia e diagnostica o atendimento ao e-Social, e a empresa recebe o detalhamento dos layouts exigidos, a análise de impactos nos processos de SST e a indicação de adequações sistêmicas e processuais necessárias.

SOLUÇÃO INTEGRADA – SESI VIVA+

A ferramenta gera mensalmente os relatórios de SST exigidos pelo e-Social, repassando ao governo as informações e dados da empresa no formato correto, tenho ainda interface com os sistemas de RH. Todos os serviços de SST do SESI – SP são realizados em sistema informatizado especializado para o atendimento ao e-Social.

Mundo RH: Quais as atuais soluções oferecidas pelo Sesi para o fortalecimento da Gestão de Pessoas nestas indústrias?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: A partir da disseminação dos valores do esporte como união, cooperação, disciplina, concentração e solidariedade, a proposta é estimular a formação de equipes de trabalho integradas e que estejam motivadas a exercer suas funções dentro da empresa. Outra proposta é fortalecer a educação corporativa como objetivo favorecer o desenvolvimento de competências dos trabalhadores, contribuindo para o aumento da competitividade da empresa e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. As atividades são realizadas com base em uma metodologia participativa, com dinâmicas, exercícios práticos e vivências integradas.

Mundo RH – Destaque algumas das soluções oferecidas pelo Sesi para promover a melhoria do estilo de vida dos trabalhadores e lideranças destas empresas?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Para promoção da melhoria de vida dos trabalhadores, primeiramente trabalharemos para tornar a empresa saudável, com ações de qualidade de vida relacionadas a saúde mental, segurança, motivação,  liderança,  capacitação,  planejamento, padronização, inovação, otimização de recursos, preocupação com o meio ambiente, posicionamento em seu mercado, envolvimento com a comunidade, física,  social, financeira, cultural, lazer, convívio, esporte e ética.

Mundo RH – Como essas soluções são colocadas em prática no dia a dia?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Por meio de ações permanentes ou pontuais das quais a empresa percebe e nos pedem auxílio.

Mundo RH – Qual é a importância de o RH das empresas entenderem a importância destas ações e promoverem cada vez mais parcerias com o SESI?

 LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: O RH é a peça fundamental quando está bem articulada com segurança do trabalho e medicina do trabalho verificando necessidades e fazendo gestão com os demais da SST da empresa em parceria com o SESI diminuindo acidentes e afastamentos com o intuito de proporcionar qualidade de vida para todos da empresa.

Mundo RH – Como a sua gestão analisa a importância de as empresas estarem comprometidas com ações voltadas para a Saúde e Segurança dos trabalhadores das indústrias da região?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Minha gestão tem como ponto de partida abordar as empresar e orientar nas tomadas de decisões e realizar trabalho colaborativo sobre SST, tornando a segurança e saúde no trabalho parte do negócio. Nossas propostas e soluções são de acordo com as necessidades específicas de cada indústria, com o objetivo de reduzir custos, atender à legislação e reduzir situações de riscos, acidentes de trabalho e doenças do trabalho. Focando integralmente no atendimento das Normas Regulamentadoras.

Mundo RH – Neste sentido, como tem sido o seu trabalho em disseminar a cultura da prevenção e capacitação das lideranças nestas empresas?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Cultura de prevenção faz a diferença na saúde das empresas, porém a busca por bem-estar deve figurar também entre as pautas prioritárias de toda organização sejam de pequeno, médio ou grande porte – Trabalhamos focando no crescimento e protegendo os colaboradores dos riscos laborais e acidentes. Não cabe mais associar trabalho a sofrimento, por isso o trabalho do SESI SP pressupõe qualidade de vida, satisfação profissional e pessoal.

Mundo RH – Quais têm sido os resultados obtidos dentro das empresas clientes do SESI?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: Os resultados se contemplam na solução dada em relação a busca de uma gestão eficiente e responsável de SST e a redução do absenteísmo durante o ano, as empresas têm a consciência que esta reduz as chances de acidentes de trabalho e melhora o ambiente em que o profissional atua. Resultados como estes melhoram a qualidade de vida e saúde física do trabalhador, diminuindo o número de faltas por doença e afastamento temporário por acidentes.

Mundo RH – Como o RH das empresas podem ser tornar parceiros do SESI?

LAÔR FERNANDES DE OLIVEIRA: A parceria com o SESI SP é simples, basta a empresa nos contatar e solicitar uma reunião ou nos enviar sua demanda em relação a SST, SIPAT, Ginástica Laboral, Reabilitação Clinica, Treinamento Corporativo ou atendimento coletivo no clube do SESI por meio dos e-mails: loliveira@sp.org.br

sergio.junior@sesisp.org.brsumogguacu@sesisp.org.br.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar