Muitas empresas aproveitam o período da Páscoa para fazer ações internas de comunicação com os colaboradores. Porém, para que as dinâmicas sejam eficazes é muito importante saber para qual caminho ir e quais os objetivos querem alcançar com as ações. Segundo a Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, as campanhas devem ter um foco, principalmente, em fortalecer a cultura interna e aproximar todos os níveis hierárquicos da empresa.
Por esse motivo, é preciso que o time de comunicação interna esteja integrado totalmente com a equipe de Recursos Humanos para planejar todos os detalhes da estratégia da campanha. O gerente de marketing da Progic, Eric Vazzoler, dá algumas dicas para pensar em uma campanha de páscoa inovadora na sua empresa, veja abaixo:
Pensar diferente
Quando se trata de ações de endomarketing, os comunicadores podem estar acostumados a ouvir que a campanha é igual ou semelhante a do ano passado, por exemplo. Por isso, a primeira coisa que é preciso ter em mente é pensar diferente, buscar a novidade e estar atento aos que os funcionários estão falando e querendo.
Lembre-se que dificilmente se agrada a todos. A dica é fazer bem e fazer sempre para que se construa uma cultura de engajamento com as ações promovidas. Mas, se as campanhas não funcionam, vale a tentativa de transformá-las, mesmo que seja em detalhes. Não é necessário realizar uma mudança radical, mas um simples cuidado extra já é o suficiente.
Acreditar e estimular os valores
Uma frase bonita colada na parede não é estimular o colaborador. As datas especiais são os momentos para trabalhar com os valores da empresa de forma mais genuína, saindo do papel e aplicando na prática.
Pensar nos conceitos que movem a empresa e aplicá-los de forma estratégica nas ações de endomarketing é um tiro certeiro para desenvolver os profissionais.
Vestir a camisa e reforçar a marca
Reforçar a marca é ir além de apenas trabalhar com brindes, acessórios e símbolos. Mas mostrar que a empresa está ali com um propósito muito maior e que o colaborador que está ali tem um impacto muito maior do que ele imagina.
Existem dois pilares para fazer o “vestir a camisa” acontecer: conhecimento por parte do colaborador em estar alinhado com os objetivos e propósitos da organização e reconhecimento por parte da instituição como um todo sobre sua importância ali dentro e o real impacto de seu trabalho na sociedade.
Interagir e passar conhecimento adiante
A tecnologia trabalha a nosso favor, e ela melhora a performance, otimiza os processos e qualifica as entregas. Apesar disso, quem faz os resultados são as pessoas e não os processos. Portanto investir nelas é a melhor coisa que se deve fazer. Passe seu conhecimento adiante, desenvolva habilidades dos colaboradores, estimule a pesquisa e o estudo. Isso tudo irá trazer benefícios para sua empresa.
Avaliar os resultados e planejar objetivos
Toda ação é pensada em quais benefícios ela vai trazer. Portanto, mensurar os resultados de uma ação é essencial para que se possa medir o retorno real ou subjetivo que o investimento da empresa teve em seus colaboradores e planejar ações futuras tendo objetivos desenhados e alinhados.