Traçando rotas para o sucesso: Reflexões e estratégias para alcançar seus objetivos em 2024
Colunista Mundo RH, Lilian Giorgi, Managing Director da A&M
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, disse o Gato Cheshire, no filme Alice no País das Maravilhas.
Você sabe para onde quer ir no ano que vem? Aliás, você sabe quem você é?
Se eu não sei para onde quero ir, como vou definir meu caminho? Sem rumo, qualquer percurso serve e posso chegar a lugar nenhum ou pegar rotas mais longas e árduas. Sabendo quem sou, qual é o meu propósito e objetivo para este novo ano, as chances de escolher o melhor caminho e alcançar as metas traçadas são maiores.
Ter propósito sempre foi uma das principais premissas do sucesso. Leonardo Da Vinci, por exemplo, contou que, quando fez Monalisa, não tinha fome, nem sede. Porque ele tinha foco, o que gerava um entusiasmo para seguir concentrado na execução da sua obra de arte, a mais notável e conhecida do artista renascentista. E foi essa inspiração que eu trouxe para mais um ano de vida pessoal e profissional: foquei em um objetivo, planejei e executei com entusiasmo.
Não diria que o caminho percorrido ao longo de 2023 foi fácil, sempre há momentos mais difíceis, porém, foi desafiador o suficiente para reforçar meus anseios, fortalecer minhas competências e romper fraquezas. Prosperar na vida profissional gera também benefícios nas relações pessoais, promovendo um equilíbrio saudável entre você e as pessoas do seu convívio.
Para 2024, repetirei a mesma fórmula. E como ninguém anda só, muito menos sabe de tudo, a troca de experiências e conhecimentos é fundamental. Precisamos estar sempre abertos a ouvir e compartilhar. Uma das minhas metas de vida, inclusive, é apoiar as pessoas a buscarem o seu melhor. Por isso, listei, de forma simplificada, um passo a passo para organizar sua mente e, consequentemente, suas próximas metas.
Autoconhecimento – é difícil se perceber, se compreender, mas são diversas as ferramentas disponíveis para te ajudar nesse processo. Se você se conhecer, vai saber o que quer e estabelecer sua meta.
Planejamento – uma vez que o objetivo está bem definido, planejar fica mais fácil, mas não é por isso que é dispensável. Organizar o percurso, o tempo, as companhias, a bagagem, as paradas, tornam a viagem mais leve e prazerosa. Dica: evite uma lista de metas maior do que pode, realmente, alcançar.
Mensuração – estabeleça um período regular para avaliar seus resultados, dificuldades enfrentadas, talvez um desvio que precise pegar nessa jornada, sempre com foco na meta, no seu destino final.
Além das dicas acima, use e abuse da sua capacidade mental, em todas essas etapas e na vida. Em geral, consumimos muito pouco do potencial que temos para pensar, refletir. Quanto mais estimulamos a nossa mente, seja através de terapias, hobbies, estudos, encontros sociais ou outras atividades que interrompem a nossa rotina, mais expandimos o alcance da nossa visão e enxergamos as possibilidades.
Invariavelmente, entre uma etapa e outra, haverá resistências a enfrentar, e persistir será sempre intrínseco a quem quer chegar lá. Lá onde? Só você saberá dizer.