Trace objetivos e alcance o sucesso: a importância do PDI para 2024.
Luana Lourençon, colunista do Mundo RH, se destaca no universo corporativo como especialista em comunicação e master coach de carreira. Além disso, foi reconhecida como LinkedIn Top Voice e é integrante do seleto grupo de LinkedIn Creator
O Ano Passa Rápido, Não é Verdade?
Chegamos ao segundo semestre e, com ele, surge a pergunta que não quer calar: você, líder, está colocando em prática seu planejamento para 2024? Se sua resposta for negativa ou algo como “mais ou menos”, você não está sozinho.
De acordo com o Diário da Psicologia Clínica, das pessoas que fazem planos para o ano – sejam eles na área profissional ou pessoal – apenas 8% conseguem concretizá-los e atingem seus objetivos traçados.
A boa notícia é que, embora exista a preocupação de que o prazo é mais curto para começar, existem métodos para tirar seus planejamentos do papel antes de terminar 2024. Vou mostrar três passos para que você trace ações assertivas para seu Plano de Desenvolvimento Individual e, como consequência, gere resultados no seu dia a dia e com sua equipe.
A hora é agora!
Os 3 Passos para Construir seu PDI
Sabe por que só 8% das pessoas que estipulam metas e objetivos para o ano conseguem ter êxito nos planos traçados? Vou listar três motivos:
➡️ Dificuldade de entender como colocar as ações em prática;
➡️ Falta de nitidez sobre o futuro das vidas profissional e pessoal;
➡️ Inexistência de um olhar estratégico para a carreira.
A solução para reverter esse quadro é a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Você vai entender e criar maneiras de planejar suas ações e, principalmente, tirá-las do papel, seguindo o passo a passo.
1°) Clareza nos Objetivos
A primeira vez que um dos meus mentorados me procurou foi para ajudá-lo a conquistar um novo emprego, já que ele tinha acabado de ser demitido. Isso foi em 2021. A proposta foi desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual para que, além de auxiliar sua recolocação no mercado de trabalho, ajudasse meu mentorado a se desenvolver mais como profissional.
Ao começar nosso trabalho juntos, percebi que meu cliente tinha uma crença limitante: ele achava que quem deveria saber quem ele era, já o conhecia. Não havia necessidade de conquistar uma vaga de trabalho melhor e ser reconhecido como um bom líder no mercado, através da comunicação. Como mentora e coach, claro, eu precisava trabalhar na quebra dessa crença.
Propus, então, um desafio para o próximo encontro. Pedi ao profissional que pensasse em três pessoas que, para ele, prosperaram na carreira. Em seguida, que ele anotasse o porquê de todas chegarem onde, hoje, elas estão. A resposta do meu mentorado? Essas pessoas tinham em comum a boa comunicação e ótimos relacionamentos.
Bingo!
O objetivo ficou claro: na construção do PDI, o que precisávamos desenvolver nesse profissional era a comunicação. (Viu só como nem tudo está tão evidente e precisa de estratégia?).
2°) Gestão Estratégica da Carreira
Não é novidade para quem me acompanha e lê meus artigos: sempre bato na tecla de que, se tomamos as rédeas de nossa própria carreira, coisas maravilhosas acontecem na vida profissional e, por que não?, pessoal.
Quando se fala em gestão estratégica, é necessário entender que cada líder é, sim, responsável pela própria carreira: ele faz o que está a seu alcance e influencia, de forma positiva, aquilo que não está. O resultado é que, quando um líder entra nesse ciclo virtuoso, ele consegue lidar melhor com as adversidades.
Quero voltar ao personagem dessa história, meu mentorado, para exemplificar esse segundo passo. Como trabalhamos a estratégia desse profissional para que ele atingisse os objetivos de conquistar uma nova e melhor vaga, além de se desenvolver a fim de ser reconhecido como um bom líder no mercado?
Criamos, portanto, um plano prático de ação:
🔶 Currículo Atrativo
🔶 LinkedIn Campeão (incluindo o “saber mexer na ferramenta” – vou deixar três sugestões de materiais complementares: vídeo 1, vídeo 2 e vídeo 3)
🔶 Análise SWOT:
. Pontos fortes (características positivas, de destaque)
. Oportunidades (pontos no currículo que pudessem ajudá-lo a se destacar)
. Pontos de melhoria (no caso dele, a comunicação)
. Ameaças (o mercado competitivo)
O resultado não poderia ter sido diferente: sucesso.
Naturalmente, ele passou por processos seletivos. Foi contratado por uma empresa de ponta, em um cargo mais complexo e com salário maior que o anterior. E o melhor – a cereja do bolo – é que, em apenas um ano no novo emprego, o profissional foi promovido.
Quer prova melhor do que essa? Com um bom PDI, o êxito na carreira é garantido.
3°) O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Após fazer a sua matriz SWOT pessoal, o próximo passo (que fiz junto com o meu mentorado que trago hoje para você) é o momento em que o líder desenha as estratégias de ações para se desenvolver e prosperar.
Nesse processo, é muito importante saber e reconhecer que “ações estratégicas” significam aquilo que o profissional vai aprender:
➡️ Colocando a mão na massa (70%)
➡️ Observando o outro e por meio de feedbacks (20%)
➡️ Estudando (10%)
Prática (70%)
Ela nos leva a aprender, e isso não seria diferente para um profissional que almeja ou já tem um cargo de liderança.
Vamos voltar ao personagem desse assunto. Depois de três anos do nosso primeiro encontro e trabalho bem-sucedido, meu mentorado me procurou novamente. Dessa vez, para se desenvolver mais no cargo em que passou a ocupar na nova empresa.
O que fizemos? Outras ações do PDI.
Nessa nova versão, o plano de ação dele era conhecer e visitar as áreas clientes para:
- Entender as dores do negócio (o movimento, a prática)
- Observar quem performava bem e entender o que era valorizado pela organização
- Estudar a teoria que poderia ser aplicada, especificamente, nos negócios da empresa
Essa prática fez todo sentido e garantiu o desenvolvimento dele.
Ainda nesse quesito “prática do PDI”, um outro ponto muito relevante na construção do Plano é tornar as ações um hábito, principalmente para o líder que quer se desenvolver e ser reconhecido, tanto na empresa onde atua quanto no mercado de trabalho. O profissional consegue implementar atividades e iniciativas com mais assertividade. Afinal de contas, nosso cérebro é viciado em repetições!
Vou dar um exemplo de uma outra mentorada.
Ela estava passando por um processo de transição de área na companhia onde trabalha e precisava aprender partes técnicas importantes da nova função.
Para ser mais eficiente, o que minha mentorada começou a fazer?
Ela criou o hábito de todos os dias, antes do início do trabalho, estudar por 30 minutos. Esse estudo de apenas meia hora fez com que ela ganhasse autoridade e propriedade para se comunicar melhor em reuniões e fosse vista com respeito e valorização por seus clientes internos.
Esse plano de ação ainda está em desenvolvimento, mas o processo já está dando resultados positivos.
Observar o Outro (20%)
Logo que iniciei minha carreira na comunicação, em 2007, eu tinha uma gestora e mestre de cerimônia inspiradora.
Lembro bem que, quando ela estava no palco, era a hora de eu observar o comportamento e a performance dela. Eu gostava! Anotava tudo: desde a forma como ela iniciava a cerimônia até o momento de encerrar.
Aprendi como era preparar, conduzir e envolver o público em um evento.
Sete anos depois, chegaria minha vez. Eu trabalhava em uma multinacional e era responsável pela área de comunicação e comecei a exercer, ainda, a função de mestre de cerimônias em eventos locais.
Observar minha antiga gestora foi tão importante para meu desenvolvimento – e eu sabia disso! – que, pouco tempo depois, passei a ser chamada para também apresentar encontros nacionais dessa organização.
Percebe como é relevante observar o outro para termos uma leitura de cenário e olhar do que é estratégico ao que almejamos? As oportunidades externas – que estão fora da nossa tomada de decisão – começam a surgir e a se atrelar aos nossos objetivos, ao que acreditamos para nos desenvolvermos como líderes e sermos vistos como referência.
Sala de Aula (10%)
Meu plano de desenvolvimento individual para 2024 é me especializar. Estou estudando sobre neurociência. Por quê? Percebi, durante as mentorias e os trabalhos de desenvolvimento profissional que faço dentro de empresas, que, de fato, eu conseguia perceber mudanças de comportamento nas pessoas. Mas me faltava conhecimento técnico sobre como o cérebro funciona.
Esse processo facilitou o entendimento de como as funções cerebrais refletem no comportamento, e a maneira como nos comportamos faz a diferença no modo como lideramos e comunicamos. Isso significa que, sim, tenho motivos para aprender e, por isso, sei onde focar mais os estudos, o que é mais ou menos relevante para atingir meus objetivos que, neste caso, é a especialização.
O mesmo aconteceu com meu mentorado, o personagem de praticamente todo este artigo. Ele quebrou as crenças limitantes, aprendeu a fazer um PDI, executou as ações do plano – focadas na comunicação assertiva – conquistou um novo e melhor emprego e, em um ano, foi promovido. (Ah, que orgulho!).
Hoje, ele é um líder mais valorizado e respeitado e é visto como referência para um próximo passo profissional dentro da organização onde trabalha.
Não restam dúvidas de que ele, assim como líderes que querem se desenvolver cada vez mais, gasta tempo, energia e dinheiro para o desenvolvimento e sucesso profissionais.
É o melhor custo-benefício, acredite.
Mão na Massa!
Agora, é com você, líder! Quais são as poucas e importantes ações que precisa fazer para colocar em prática e aproveitar os próximos seis meses, o semestre final de 2024, que tem pela frente? O que você pode planejar e executar da forma mais assertiva para alcançar seus objetivos e garantir desenvolvimento e sucesso profissionais?
Posso ajudar nessa empreitada por meio do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Comunicação (PDLC) que desenvolvi para trabalhar com líderes do meio corporativo que desejam ter mais resultados e comunicar melhor.
🔴 Se você quer dar o próximo passo para desenvolver a sua comunicação assertiva, ter mais resultados e se adaptar às mudanças tão intensas do mundo do trabalho e dos negócios, tenho um convite especial:
➡️ Estou preparando uma aula especial e gratuita, em que vamos falar sobre os 5 pilares para você se comunicar melhor e ter resultados mais expressivos.
Clique aqui para entrar no grupo VIP de WhatsApp e participar da minha próxima masterclass.
🗣️ Quem comunica, lidera.
Vamos juntos!