A companhia que já conta com a Biblioteca Virtual para instituições de ensino há mais de 17 anos, agora também atenderá a capacitação profissional nas empresas, com acervo virtual especializado
Para atender as áreas de treinamento e desenvolvimento profissional de empresas, a Pearson, que é pioneira com a Biblioteca Virtual para instituições de ensino há mais de 17 anos, lança a Biblioteca Virtual Corporativa, com mais de 14 mil títulos de 30 editoras. A novidade foi anunciada no evento ShareTalks: E-learning Corporativo, organizado em conjunto com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e com o apoio das empresas de tecnologia AM4 e Sophia, com grandes players do mercado, como o Itaú, Gupy, Falconi e Pepsico, que estão investindo em Universidades Corporativas como estratégia competitiva.
Segundo Heloisa Avilez, diretora de Higher Education para a América Latina, a Pearson é expert em lifelong learning e está frequentemente atualizando suas ferramentas e expandido para novos mercados. “O nosso acervo virtual de livros já atende a crianças e mais de quatro milhões de usuários no mercado universitário e, antes mesmo de lançar a ferramenta oficialmente para a área corporativa, já conta com clientes que sentiam essa necessidade de uma bibliografia multidisciplinar que pudesse complementar a capacitação profissional em suas empresas”, completa.
Juliano Costa, vice-presidente de Produtos da Pearson América Latina, explica que a Biblioteca Virtual Corporativa é toda feita white label, do ponto de vista de marca, pois permite às companhias terem uma ferramenta personalizada, com a vantagem do custo-benefício, já que o valor por usuário é menor que a compra de um livro físico. “A empresa pode listar os livros que gostaria que seus colaboradores lessem e ainda consegue acompanhar o nível de engajamento. Os profissionais, por sua vez, podem compartilhar o aprendizado com os colegas em redes sociais, fazer comentários e recomendação de leituras, entre outras interações”, detalha.
A nova plataforma é 100% on-line, responsiva e com acesso ilimitado para que o colaborador possa adquirir conhecimentos quando e onde quiser. “O acervo virtual é o mais completo recurso para uma universidade corporativa, com inúmeras vantagens e diferenciais como buscas rápidas e avançadas, impressão, mobilidade e praticidade, atualização de acervo, multiusuário, flexibilidade, disponibilidade e acessibilidade”, conta Bruna Giulianetti, Product Owner da AM4.
Além do lançamento, o fórum ShareTalks contou com debates entre gestores e especialista na área de formação empreendedora que destacaram a aprendizagem como uma das ferramentas mais poderosas no progresso profissional e na vida como um todo. Pedro Ventura, da Gupy, e Galassi Junior, da Falconi, falaram sobre a importância do reskilling e Upiskilling no ambiente corporativo. “O evento foi muito produtivo, pois a troca de informações e o conhecimento de novas soluções agregam ao desenvolvimento das áreas educacionais das nossas companhias”, explica Ventura.
O fórum também contou com Alexandre Max, da Vivae, que discorreu sobre a oferta de cursos livres no apoio da educação e empregabilidade. Já Mariana Coda, gerente de Desenvolvimento e Aprendizado do Itaú, e Jaqueline Silva, Analista de Treinamento e Desenvolvimento Senior da Pepsico, apresentaram cases de universidades corporativas das duas grandes corporações. “O mercado está em constante evolução, tanto em tecnologia, como em conceito, e o compartilhamento de experiência e prática nos levam a reflexões e oportunidades de corrigir e aperfeiçoar o aprendizado”, explana Coda. “Ouvindo os cases de outras companhias, adquirimos insights importantes para o dia a dia dos treinamentos corporativos e, além disso, é uma grande oportunidade de conhecermos novas soluções, como esse lançamento da Pearson”, completa Silva.
|