Instituto Great Place To Work e Jornal O Popular concedem prêmio à SAMA
No dia 22 de junho, na Mansão Cristal em Goiânia – Goiás, a SAMA foi premiada pelo quarto ano consecutivo em primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste – 2017. A organização do evento foi promovida pelo Instituto Great Place to Work em parceria com o Jornal O Popular.
Esta é a 7ª edição do ranking Centro-Oeste em que a mineradora participa. Este ano o evento contou com 110 empresas inscritas, representando 279.559 funcionários. Para a edição 2017, 40 empresas foram premiadas. Para receber o prêmio, compareceram ao evento o Gerente de Recursos Humanos da SAMA, Moacyr de Melo Junior, e a Chefe de Gestão de Pessoas, Fábia Santana.
Entre as empresas participantes, a mineradora conquistou o primeiro lugar na categoria Médias Empresas neste sétimo ano em que participa da pesquisa regional. Os resultados da pesquisa foram avaliados entre a média das notas de Satisfação dos Colaboradores SAMA (97) e Práticas de RH da SAMA (81). A nota final da empresa foi 90 pontos contra 75 pontos das concorrentes, o que garantiu a colocação da mineradora.
Na pesquisa com os funcionários são avaliadas cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Também se mede o nível de confiança com relação às Práticas Culturais em gestão de pessoas consideradas essenciais para gerar excelentes ambientes de trabalho. No fim, o intuito do prêmio é desenvolver talentos, incentivar a produtividade e premiar os bons resultados.
Para o gerente de RH da SAMA, Moacyr de Melo Junior, conquistar esse reconhecimento torna-se a cada ano mais desafiador, principalmente em um momento de incertezas econômicas e queda brusca nas vendas, onde o RH, lideranças e colaboradores reinventam e buscam usar da criatividade para enfrentar esses difíceis desafios.
O gerente afirma ainda que essa premiação é compartilhada com todos os colaboradores, lideranças e a alta direção que demonstram que mesmo em um momento de crise é possível ainda manter um equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e as necessidades da empresa.