Soluções para RH

People Analytics: uma metodologia para empoderamento do setor de RH

O setor de RH das empresas é rico em profissionais empenhados em tornar mais eficiente o trabalho de cada colaborador

O uso estratégico de tecnologias aplicadas ao RH cada vez mais empodera o setor, oferece subsídios para que os líderes possam fazer uma gestão mais efetiva e estratégica do capital humano. A aplicação de metodologia de análises de dados fornece informação valiosa sobre os colaboradores, o que possibilita conhecer as equipes mais produtivas, bem como embasa a tomada de decisões assertivas.

O setor de RH das empresas é rico em profissionais empenhados em tornar mais eficiente o trabalho de cada colaborador, com o objetivo de aumentar seu engajamento na cultura e nos propósitos da empresa, gerando impacto na retenção e assiduidade. Esses objetivos formam a cadeia de valor desse setor e, por isso, os profissionais que trabalham com esse foco tendem a ser empáticos e se importam com a forma como as pessoas se sentem.

Na composição dessas estratégias, surge a definição de People Analytics, que consiste no uso prático de uma abordagem de análise descritiva e preditiva de dados para desenvolver um modelo de engajamento de funcionários, trazendo a automatização para um conjunto de análises que a maioria dos profissionais de RH deseja incorporar em seu trabalho e com isso minimizar os riscos a partir da análise do perfil de cada colaborador, atuando como uma espécie de kit de ferramentas para profissionais de RH.

Um dos desafios críticos que o RH enfrenta constantemente é provar que agrega valor ao negócio. A melhor forma de compreender e comprovar sua eficiência é a partir de análise de métricas. Todas essas métricas fornecem informações sobre o desempenho da força de trabalho. Quando mais dados puderem ser analisados, maior a assertividade dos insights e mais eficaz se torna o setor de RH, reduzindo o tempo e aumentando a qualidade das contratações, melhorando as taxas de retenção de talentos e a assiduidade dos colaboradores.

Empresas preocupadas  em melhorar o desempenho usam ferramentas de coleta de dados para aprimorar o relacionamento com os funcionários e também para conseguir criar planos de carreira efetivos e duradouros, obtendo resultados melhores  e consistentes.

São metodologias como o People Analytics que permitem RHs alinhados ao propósito da empresa. Sabemos bem que para atingir as metas de uma organização é fundamental ter colaboradores felizes e motivados. Ter dados em mãos, permite identificar problemas referente aos funcionários e traçar planos de ações que tragam benefícios para as companhias.

Por fim, implantar um processo de people Analytics traz diversas vantagens, com resultados de curto e médio prazo, como: aumentar a eficácia do processo de recrutamento, gerenciamento de desempenho dos colaboradores, retenção de talentos, política de benefícios e promoções, além do entendimento dos custos da força de trabalho.

João Gabriel, Product Owner e especialista em Inteligência Artificial na AHgora Sistemas

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios