A ação vai apoiar pelo menos 12.000 mulheres em toda a América Latina
A Presidente e CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, anunciou o lançamento do “Mulheres com Propósito” no Brasil, um programa para estimular a participação das mulheres no mercado de trabalho e aumentar suas oportunidades econômicas. A iniciativa conjunta da PepsiCo e da FUNDES Latin America, uma organização internacional focada no desenvolvimento social, faz parte de um esforço mais amplo para apoiar pelo menos 12.000 mulheres em toda a América Latina por meio de oportunidades de educação, empreendedorismo e emprego. C
Como parte da iniciativa, a PepsiCo investirá aproximadamente US$ 1,8 milhão na região nos próximos cinco anos. O lançamento do “Mulheres com Propósito” no país ocorre após a implementação bem-sucedida do programa na Argentina, Colômbia e Venezuela. Ele também foi lançado no México no início desta semana e começará a operar na República Dominicana no final de 2018.
Por meio da iniciativa no Brasil, a PepsiCo e a FUNDES fornecerão capacitação e serviços para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e ajudar as mulheres empreendedoras a fortalecer seus negócios. A FUNDES conduzirá a seleção de participantes e a capacitação presencial, além de oferecer uma plataforma digital para apoiar essas ações. A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA), organização que promove a implementação de políticas públicas de desenvolvimento, proporcionará espaço para a capacitação presencial e a infraestrutura adicional necessária. A PepsiCo Brasil trabalhará para integrar o programa com outras iniciativas públicas e privadas para garantir sua sustentabilidade, crescimento e máximo apoio às mulheres brasileiras.
A presidente e CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, disse: “O “Mulheres com Propósito” é uma parte essencial do compromisso da PepsiCo em promover oportunidades para mulheres e meninas em todo o mundo. Aqui no Brasil, com a ajuda de nossos incríveis parceiros da FUNDES, pretendemos capacitar 2.000 mulheres nos próximos cinco anos e integrá-las à economia local, seja como funcionárias ou empreendedoras. E por meio da nossa agenda Performance com Propósito, estamos comprometidos a investir US$ 100 milhões para apoiar pelo menos 12,5 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo até 2025. Tudo isso faz parte de nosso esforço para formar uma força de trabalho mais diversificada, mais inclusiva e mais engajada, e apoiar as comunidades onde fazemos negócios”.
O presidente da PepsiCo no Brasil, João Campos, reiterou a importância de promover o desenvolvimento profissional das mulheres, dizendo: “A agenda de igualdade de gênero tem tido avanços na sociedade brasileira e é algo que promovemos com sucesso em nossa estrutura organizacional na PepsiCo. Atualmente, 43 % das posições de liderança da empresa no Brasil são ocupadas por mulheres e, ao contribuir para iniciativas como o “Mulheres com Propósito”, estamos trabalhando para promover a sustentabilidade de longo prazo dos negócios e tornar isso uma realidade para mais empresas. ”
Mulheres negras
No Brasil, o “Mulheres com Propósito” tem como objetivo capacitar e apoiar 2.000 mulheres nos próximos cinco anos, começando em São Paulo, onde 400 mulheres receberão capacitação até o final de 2018, com a meta de que pelo menos 50% das participantes sejam mulheres negras.
Diversidade e Engajamento
A diversidade e o engajamento são fundamentais para os valores da PepsiCo e a forma como ela atua como cidadã corporativa global, com políticas de atração, retenção e desenvolvimento de talentos destinadas a promover a diversidade em várias esferas, incluindo o aumento do número de mulheres líderes. Além disso, as parcerias da PepsiCo com organizações como He for She e Movimento Mulher 360 estão reforçando o compromisso da empresa com oportunidades iguais no mercado de trabalho e em todos os aspectos da vida das mulheres.