A percepção que as pessoas têm de você pode ser uma ferramenta no meio de trabalho
Um conceito em recursos humanos vem ganhando força entre os executivos: o ‘personal branding’ que é o processo estratégico de gerenciamento da ‘marca pessoal’ de cada um.
Marca pessoal é o conjunto de características que fazem as pessoas lembrarem de alguém quando ela não está presente. É reputação, legado, aquilo que nos conecta com o outro, a sensação que deixamos após termos uma experiência compartilhada com alguém. Assim, ‘personal branding’ está relacionado com a geração percepções positivas em outras pessoas sobre aquilo que é capaz de realizar. É evidenciar a individualidade, os melhores atributos, as qualidades e os valores por meio de mensagens claras, objetivas e conscientes.
Para Maria do Carmo Marini, consultora especialista no desenvolvimento de pessoas e coach do CEOLab, as percepções que provocamos existem de qualquer forma, sejam boas ou más. Então, precisamos estar atentos para que elas sejam as melhores possíveis. “Gerenciar adequadamente esse ponto não significa autopromoção ou exacerbação da vaidade, coisa que está muito em moda atualmente. Significa promover diferenciação, mostrar aquilo que nos individualiza, nossas capacidades, o quanto podemos ser úteis para uma organização”, explica.
A especialista diz que é muito importante que cada profissional conheça muito bem a si próprio e que saiba exatamente quais são os seus objetivos. “Não se constrói uma marca forte sobre bases falsas. É importante saber se seus objetivos pessoais são compatíveis com seus objetivos profissionais e gerenciar seu ‘personal branding’ com ambos em mente”, diz Maria do Carmo.
Importância do networking on e offline
A marca é composta por presença pessoal, presença na mídia social, presença nos setores de seu interesse e, mais do que tudo, uma boa rede de relacionamentos, tratada com cuidado e objetividade. As primeiras impressões são determinadas em 55% dos casos pela maneira como você se veste e 38% pela sua voz, como você lida com a gramática e quão autoconfiante você mostra ser. Apenas 7% corresponde ao que você diz no primeiro momento. Então, se quiser ser ouvido naquilo que é importante, os profissionais precisam cuidar das primeiras impressões.
Maria do Carmo lembra ainda que a forma como as pessoas se mostram nas redes sociais tem mais importância a cada dia. Um exemplo são os últimos acontecimentos envolvendo autoridades e suas esposas. “Se você pretende ser visto como alguém sério e confiável, tome cuidado com exposições que não condizem com essa imagem. Selecione suas fotos e seus comentários, tome cuidado com o que seus amigos postam sobre você, não permita publicações que o envolvem sem que você autorize”, afirma.
Exposições na mídia profissional também podem ser muito interessantes para que outros conheçam as ideias e os valores de cada um. Boas fotos são importantes, compartilhamento de informações relevantes podem fazer com que os profissionais sejam vistos como uma referência em algum assunto relevante.
Participar eventos (seminários, reuniões, workshops) do setor de interesse também ajuda na construção do ‘personal branding’. Por fim, a especialista reforça a importância do networking. “Esse é um caminho com ida e volta. É fundamental agir com generosidade com as pessoas que fazem parte da rede de contatos para que elas façam o mesmo em retribuição”, diz. Conhecer novas pessoas não significa apenas ter um cartão de visita, mas fazer um contato objetivo com esses profissionais.