A Feedz, plataforma de engajamento e desempenho de colaboradores, realizou este ano, uma pesquisa em parceria com a Swile (antiga Vee) e a Vittude, com o propósito de medir os níveis de engajamento e identificar as condições de trabalho com maior probabilidade de impactar os funcionários. O estudo foi realizado com 1.129 colaboradores, sendo 467 clientes da Feedz e 662 não clientes, em 23 estados e no Distrito Federal.
A pesquisa aponta que colaboradores com um ou mais amigos na empresa tem o eNPS (Employee Net Promoter Score, métrica usada para mensurar o grau de engajamento dos funcionários em seu ambiente de trabalho) de 55, mais que o dobro de empresas onde os funcionários não possuem amigos, tendo uma eNPS de 22. Outro fator apurado é que empresas que realizam reuniões 1:1, tem eNPS de 64 e 94% dos colaboradores compreendem melhor o trabalho a ser realizado. “As empresas com uma cultura diferente, que não praticam one-or-one regularmente, têm menor eNPS e apenas 68% dos funcionários entendem o que é esperado deles no trabalho”, destaca Bruno Soares, CEO da Feedz.
Ainda de acordo com o estudo, quanto maior a empresa, menor o seu número de eNPS. Organizações com 20 a 50 funcionários têm o maior número de eNPS sendo 65 e, em empresas com 200 a 1.000 colaboradores, a eNPS é 47. Quando o número de funcionários é mais de 1.000 o número é ainda menor, chegando a 39.
“Quando são oferecidos benefícios considerados bons pelos funcionários, o eNPS (Employee Net Promoter Score) é quatro vezes maior, se comparado com empresas que os colaboradores estão insatisfeitos com os benefícios”, comenta o CEO. Isso se aplica a empresas que investem na saúde emocional dos seus funcionários, estas possuem eNPS de 72 enquanto as que não investem tem em média 16.
Os dados apontam que os clientes que utilizam a Feedz, investem 18,51% a mais em saúde mental do que não clientes. Além disso, colaboradores que utilizam a Feedz entendem melhor o propósito da empresa em 89,94%, contribuindo para que o número do eNPS de clientes Feedz seja 86% maior.
Para Bruno Soares, o mercado deve investir em formas de aproximar o RH dos colaboradores. “A missão da Feedz é criar ambientes de trabalho felizes, por isso quando empresas investem no bem-estar e na boa relação com os colaboradores, conseguem funcionários engajados e dedicados às suas funções”, Bruno Soares, CEO da Feedz.