44,5% dos pesquisados afirmaram que direcionam apenas 5 a 10% do orçamento
Uma pesquisa realizada, apurada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class, um dos maiores eventos de heads de RH do Brasil, apontou que 73% dos mais de 200 C level e líderes de RH que estavam presentes, acreditam que a Educação Corporativa não beneficia apenas os colaboradores, mas todo o ecossistema, impactando também clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral. Além disso, 95% dos respondentes creem que a Educação Corporativa promove um alinhamento entre os colaboradores e a cultura organizacional.
Porém, quando perguntados: Em (%) percentual, qual é o investimento que a sua empresa destina para a Educação Corporativa em relação ao faturamento? Somente 10,9% afirmaram destinar mais de 30%, sendo que 44,5% dizem que este percentual está entre 5% e 10%.
O assunto da pesquisa foi, justamente, o tema dessa edição do HR First Class, que debateu os desafios das empresas em educar seus colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. No evento, além da apresentação da pesquisa, também foi realizada uma palestra, pela sócia-diretora da Didáctica, Daniela Luiz, que é pedagoga e administradora de empresa, com especialização em gestão do conhecimento, de equipe de e-learning e educação corporativa.
A especialista iniciou sua fala perguntando se educar é uma responsabilidade da empresa e, após algumas respostas (tanto sim, como não), contou que existem mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil, sendo que 6 milhões é a soma de empresas LTDA, EIRELI, Cooperativas e SA, em contrapartida, são 2457 instituições de ensino superior e 6150 centros de educação de formação tecnológicas, o que soma 8500 centros de educação profissional. “Mas o que eu quero dizer com isso? Que educar por meio das empresas vale a pena, é uma grande oportunidade”.
Daniela Luiz pontuou ainda que a educação corporativa trabalha com previsibilidade. “Eu preciso prever quais são as competências críticas necessárias ao meu negócio para investir no meu plano de educação e isso pode fazer total diferença nos resultados” e completa: “É preciso listar e relacionar todas as competências críticas do seu negócio, os principais desafios e, a partir disso, criar um plano de ação, um plano estratégico. Tudo começa com um planejamento, pontuando desafios, metas, gargalos e objetivos. Educação Corporativa é uma ferramenta de negócios muito eficaz, pois confere às empresas força competitiva, amplia e fortalece o relacionamento com o público interno, com os clientes, parceiros e sociedade e contribui inegavelmente com a perenidade e longevidade das companhias. É uma ferramenta que precisa ser contínua e criada de acordo com a necessidade e realidade de cada empresa, de acordo com os objetivos do negócio, mas funciona para todas as empresas, independentemente do tamanho.”, finaliza.
Durante a noite, também participaram do evento o Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Via Varejo, Ricardo Almeida, o Gerente de Recursos Humanos e Logística da Wheaton, Dener Goudinho, a Diretora de Desenvolvimento e Educação Corporativa do Hospital Israelita Albert Einstein, Simone Azevedo, e a Especialista em Treinamento da Honda Serviços Financeiros, Eliana Ferreira de Souza, que apresentaram cases de Educação Corporativa dessas quatro grandes empresas. Além disso, a apresentação ficou por conta do palestrante, empresário e escritor, Marcos Scaldelai.
Realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento, o evento contou com o patrocínio da Amil e da Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde