Como o RH pode ajudar a promover o bem-estar financeiro dos seus colaboradores?
A Allya é um benefício corporativo que oferece uma plataforma de bem-estar financeiro com milhares de descontos para os colaboradores. Nessa plataforma, os funcionários podem economizar em produtos e serviços em todos os tipos de compras.
Por isso, realizamos uma pesquisa sobre Bem-Estar Financeiro (BEF) dos trabalhadores brasileiros. Saiba mais a seguir!
Pesquisa de bem-estar financeiro da Allya
A Pesquisa de Bem-estar Financeiro foi realizada ao longo de 30 dias no aplicativo da Allya, reunindo 1206 respostas de colaboradores de 164 empresas, mapeando 4 pilares fundamentais:
- Controle financeiro;
- Reserva para despesas inesperadas;
- Alcance de objetivos financeiros;
- Capacidade de desfrutar da vida.
Perguntas da pesquisa de BEF
A pesquisa garantiu respostas claras para revelar o índice de bem-estar financeiro dos trabalhadores entrevistados.
Foram feitas perguntas sobre diferentes aspectos, como:
- controle do dinheiro no dia a dia;
- possibilidade de atrasar pagamentos;
- disponibilidade de recursos no final do mês;
- capacidade de lidar com despesas inesperadas.
Além disso, também foi preciso entender o impacto financeiro ao presentear em ocasiões especiais e a segurança em garantir o futuro financeiro, além da visão de alcançar objetivos financeiros e a liberdade para desfrutar da vida. Sem contar as restrições financeiras que impedem uma vida plena.
Resultados da pesquisa de bem-estar financeiro
A pesquisa de Bem-Estar Financeiro da Allya revelou informações sobre como os trabalhadores estão se sentindo em relação às suas finanças. Confira os resultados:
Controle financeiro
Mais de 35% dos entrevistados sentem que suas vidas são controladas pela situação financeira. Isso significa que os entrevistados não têm controle sobre suas finanças e se sentem influenciados por elas.
Atrasos financeiros
Aproximadamente 62% estão com as finanças em dia, o que significa que conseguem pagar suas contas e não têm dívidas. No entanto, 20% revelam estar endividados, indicando que estão com dificuldades financeiras para quitar suas dívidas.
Saldo ao final do mês
40% não têm dinheiro sobrando no final do mês, o que significa que eles têm dificuldades para poupar e investir.
Despesas inesperadas
Cerca de 34,97% estão despreparados para imprevistos financeiros. Dessa forma, podemos concluir que eles não têm uma reserva de emergência para lidar com despesas inesperadas, como problemas de saúde.
Presentes e finanças
75% conseguem presentear em ocasiões especiais, o que indica que esses colaboradores têm recursos financeiros para comprar presentes para outras pessoas.
Garantia do futuro financeiro
Aproximadamente 40% não se sentem seguros em relação ao futuro financeiro. Portanto, essa porcentagem de funcionários está preocupada com sua situação financeira a longo prazo e não se sentem confiantes com suas finanças nos próximos anos.
Alcance de objetivos
Quase 47% acreditam alcançar seus objetivos financeiros, mostrando que esses profissionais têm metas financeiras definidas e acreditam que conseguirão alcançá-las.
Aproveitamento da vida
84,50% dos entrevistados indicaram satisfação, mesmo fora do cenário ideal. Isso significa que a maioria das pessoas está contente com sua vida financeira, mesmo que ela não esteja perfeita, traço comum do perfil do brasileiro em ser otimista.
Restrição na vida
32% não conseguem viver como desejariam, o que indica que têm restrições financeiras e não conseguem realizar tudo o que gostariam.
Sobrevivência financeira
34,70% sentem-se apenas sobrevivendo financeiramente, ou seja, esses colaboradores estão passando por dificuldades financeiras e não se sentem confortáveis com sua situação econômica.
Como o bem-estar financeiro dos funcionários pode impactar o ambiente corporativo?
A pesquisa de BEF da Allya nos faz refletir como os problemas financeiros individuais podem afetar as empresas. Entenda como, abaixo:
1. Produtividade e engajamento
Quando os funcionários estão estressados com dinheiro, eles podem trabalhar menos e se envolver menos no trabalho.
2. Absentismo e rotatividade
Problemas financeiros podem levar a mais faltas e até mesmo à saída dos colaboradores em busca de empregos com melhores salários e benefícios corporativos.
3. Saúde mental e bem-estar
As preocupações financeiras podem causar estresse, ansiedade e afetar negativamente a saúde mental dos trabalhadores.
Como o RH pode ajudar a promover o bem-estar financeiro dos seus colaboradores?
O RH pode ajudar a promover o bem-estar financeiro dos seus funcionários ao oferecer o benefício corporativo da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro com milhares de descontos em todos os tipos de compras.
Por meio dessa plataforma, o objetivo é melhorar a vida dos trabalhadores, promovendo hábitos financeiros saudáveis e ajudando a economizar.
Além da nossa plataforma de bem-estar financeiro com descontos, oferecemos soluções como trilhas de conteúdo, ferramentas para gerenciamento de dívidas e planejador financeiro. Conheça mais sobre a Allya!