O sucesso de uma pesquisa de clima organizacional está diretamente ligado ao seu planejamento.
Neide Leite Galante, Head de Recursos Humanos, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na ButtiniMoraes
Utilizada como um instrumento estratégico por muitas empresas, a pesquisa de clima permite medir a aderência dos profissionais à cultura organizacional, trazendo inúmeras oportunidades de ações que promovem um melhor alinhamento com os valores da organização. É uma ferramenta estratégica que possibilita às empresas conhecerem melhor seus integrantes, fortalece o fit cultural, identifica áreas de conflito e traz reflexões sobre melhorias, contribuindo para o alcance dos melhores resultados.
Estudos comprovam que empresas que buscam indicadores por meio da prática da pesquisa se conectam melhor com seus integrantes, influenciando no comprometimento, fazendo com que se sintam parte significativa da mudança.
O sucesso de uma pesquisa de clima organizacional está diretamente ligado ao seu planejamento. Uma pesquisa bem estruturada é fundamental para que as empresas obtenham insights precisos e implementem ações de melhorias eficazes.
Passo a passo para garantir o sucesso nos resultados:
• Definir os objetivos da pesquisa A pesquisa deve contribuir para os objetivos estratégicos da organização, ter conexão com a cultura, propósitos (visão, missão e valores). É de suma importância que a empresa seja clara e específica sobre o que deseja alcançar;
• Criar um questionário conciso e relevante As perguntas não podem ser ambíguas ou muito longas, devem buscar informações objetivas, como, por exemplo, sobre a estrutura, carreira, desenvolvimento, reconhecimento, comunicação, gestão, liderança, fluxos, procedimentos, dinâmica de trabalho entre áreas e equipes;
• Comunicar a pesquisa Explique a importância, deixando claro o porquê a pesquisa está sendo realizada e como os resultados serão utilizados, demonstrando aos integrantes que suas opiniões são muito valiosas.
Antes de compartilhar o questionário, recomenda-se realizar um teste com um grupo piloto para identificar eventuais problemas;
• Garantir o anonimato e a confidencialidade Crie um ambiente seguro, incentivando a participação por meio de uma comunicação honesta e transparente. Ao encaminhar as perguntas, reforce que as respostas são anônimas e que os resultados serão utilizados apenas para fins de melhoria;
• Analisar os resultados de forma completa Procure por padrões para obter resultados mais objetivos, que tragam em seus indicadores as principais áreas de melhorias. Utilize ferramentas para auxiliar a análise dos indicadores; há softwares específicos da área de RH que podem auxiliar na análise dos dados. Procure realizar a pesquisa pelo menos uma vez por ano, isso permitirá comparar os resultados com os anos anteriores e identificar mudanças ao longo do tempo;
• Comunicar os resultados e implementar ações Seja transparente e divulgue os resultados de forma clara e objetiva para todos os membros da organização, em seguida, crie um plano de ação com definições concretas para abordar os pontos identificados na pesquisa, sempre envolvendo e incentivando a participação dos integrantes na implementação das ações;
• Acompanhar os resultados Avalie o impacto das ações, mensurando o que está sendo implementado e se está gerando os resultados esperados. A pesquisa de clima deve ser realizada de forma regular para acompanhar as mudanças na cultura organizacional.
Por fim, é fundamental esclarecer que a pesquisa de clima organizacional faz parte de um ciclo: “diagnosticar”, “agir”, “acompanhar” e “reavaliar”. Não se trata de uma solução única, é um processo contínuo que visa a melhoria constante do ambiente de trabalho. Essa prática, quando implementada de forma eficaz, contribui para o fortalecimento da cultura organizacional, aumentando o sentimento de pertencimento e estimulando o engajamento dos profissionais.