Empresa do setor de benefícios e engajamento promove iniciativas para ajudar os pequenos e médios empreendedores
A Pluxee, empresa mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos, realizou uma pesquisa com donos de pequenas e médias empresas onde 75% afirmaram nunca terem ouvido falar em práticas ESG/ASG (ambiental, social e governança) e somente 5% têm alguma ideia do seu significado. Foram realizadas mais de 600 entrevistas em julho de 2023 e, quando apresentados ao conceito, 54% dos entrevistados demonstraram alguma dificuldade para o seu entendimento.
Ainda que muito disseminado e amplamente discutido atualmente, o conceito de ESG esbarra com um problema ainda maior enfrentado pelo brasileiro: a dificuldade em empreender. Os entrevistados, quando questionados sobre a implementação das práticas ESG/ASG, apontaram a falta de recursos financeiros (36%) e falta de tempo (30%) como principais barreiras.
“Na Pluxee estamos sempre atentos às demandas dos nossos parceiros e, também, interessados em conectá-los a novos temas que possam ser geradores de novas oportunidades. Para fomentar práticas sustentáveis e propagar um conceito tão importante como o de ESG criamos ações que ajudem os pequenos e médios empreendedores a atuar de forma prática na agenda, como a parceria com Food To Save, aplicativo sustentável, ou o desafio Open Innovation, que reúne ideias de diferentes startups para serem aplicadas nos estabelecimentos, ambos com o objetivo de combater o desperdício de alimentos. Além disso, fornecemos uma grande quantidade de materiais informativos para os nossos parceiros, em nosso site ou aplicativo Pluxee”, coloca Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee Brasil.
A redução do desperdício de alimentos foi apontada por 84% dos entrevistados como a ação sustentável mais importante e, por consequência, é a mais realizada (59%). Por fim, o que mais interessa aos empreendedores é a troca de experiências com outros estabelecimentos (63%) e um lugar para aprender de forma ativa, com ajuda para implementação, demonstrando tanto uma vontade de adquirir novos conhecimentos quanto uma necessidade de apoio para aplicação.