Uma pesquisa realizada pela fintech Leve, que oferece um benefício de bem-estar financeiro que combina assistente pessoal a uma rede de soluções financeiras, mostra que 52% das pessoas não possuem ou não sabem montar um planejamento financeiro. Outro dado alarmante é que 46% dos entrevistados não se sentem confiantes sobre como realizar metas de longo prazo. O levantamento ouviu 3.450 colaboradores de empresas de segmentos variados e de diferentes regiões do país.
A pesquisa também mostra que 40% das pessoas atrasaram o pagamento de alguma conta em 2021. Em relação ao crédito, apenas 32% dos entrevistados possuem crédito excelente na praça e somente 28% afirmam não ter nenhuma dívida atrasada. A pesquisa também perguntou sobre gerenciamento de dívidas e identificou que 25% não conseguem administrar seus débitos.
De acordo com Gustavo Raposo, CEO da fintech Leve, os números precisam ser olhados com atenção, pois já trazem impactos no dia a dia das pessoas. “O brasileiro médio é cinco vezes menos letrado financeiramente que o americano pertencente à mesma classe. E esse estresse financeiro, além de prejudicar as pessoas na sua vida pessoal, impacta também a produtividade das empresas. Foi com o objetivo de mudar esse cenário que surgiu a Leve. Nós permitimos que os colaboradores que hoje precisam de ajuda com finanças voltem a enxergar possibilidades para a realização de sonhos”, afirma.
A Leve tem como objetivo resolver os problemas da vida real dos trabalhadores e assim promover bem-estar financeiro. A startup tem atendimento 100% humanizado via aplicativo, onde consultores financeiros da própria fintech ajudam os colaboradores a superarem os desafios da inadimplência e a conquistar objetivos.
A fintech encerra o ano prestando consultoria a cerca de 55 mil colaboradores de todo o país. Além disso, oferece produtos financeiros como: Empréstimo Consignado, Salário sob Demanda e Reserva Automática, sendo os dois últimos novidades no Brasil. De acordo com a empresa, cada colaborador que recebe curadoria da Leve consegue economizar por ano cerca de R$ 1.500.
Hoje, várias empresas oferecem os serviços da Leve como benefício, entre elas Ifood, MaxMilhas, Amaro, GoCase, RD Station, Universidade Estácio de Sá, Grupo Moura, WAP, Imaginarium, Movidesk e Pipefy.