Em uma pesquisa realizada pela Heach Recursos Humanos, empresa de recrutamento e seleção, com 2120 candidatos entre 18 e 26 anos, a famosa Geração Z, 47% disseram estar muito interessados em desenvolver habilidades de liderança e assumir um papel estratégico nos próximos 05 anos.
Já 76% disseram que consideram altamente importante desenvolver as habilidades sociais, que significa aprimorar a rede de relacionamento e dominar as ferramentas de trânsito social, 55% afirmaram que é de extrema importância desenvolver o senso crítico analítico para se ter uma visão sistêmica e aumentar a efetividade de atuação e 61% relataram a importância de se ter/desenvolver foco na solução de problemas.
A pesquisa revela um caminho precioso e de diferenciais competitivos que as empresas podem ganhar na criação de programas específicos para jovens entre 18 e 26 anos.
“A Pesquisa nos mostrou uma série de diferenciais que a Geração Z possui que podem trazer enorme vantagem competitiva para as empresas, entendendo isso, é essencial usar esse potencial com uma abordagem customizada para esses jovens” relata o CEO da Heach Recursos Humanos, Elcio Paulo Teixeira.
Teixeira relata que alguns pontos são de extrema importância na gestão dos jovens talentos, como por exemplo, construir e desenvolver habilidades técnicas, em especial as relacionadas com tecnologia, inovação, uso de softwares; desenvolver as soft skills focando em liderança, comunicação, visão sistêmica, solução de problemas, análise crítica; dar ferramentas para o domínio de um novo idioma, o que se faz essencial num mundo cada vez mais globalizado e praticar metodologia de pensamento ágil, criatividade e flexibilidade cognitiva.
“Se as empresas não investirem no recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens, estão cometendo uma falha estratégica enorme que pode impactar na sobrevivência da organização”, justifica o CEO da Heach.
Algumas dicas essenciais que os especialistas no assunto trazem para uma abordagem assertiva com os novos talentos:
Não há problema nenhum em falhar, desde que as lições sejam aprendidas:
Um ponto chave para desenvolver um talento da geração Z é comunicar uma meta clara e deixá-los determinar a melhor maneira de alcançar o resultado.
De acordo com a Master Coach Andrea Cardoni, “errar faz parte do aprendizado e um bom gestor deve monitorar os jovens para que ele possa aprender com os erros e performar cada vez melhor. O bom gestor inclusive tem grandes lições de aprendizagem, que envolvem inovação e novas abordagens que os jovens trazem para o negócio”.
Adapte os treinamentos ao nível de experiência.
É significativamente diferente a abordagem de treinamento que deve ser feita com um trabalho entre 18 e 26 anos, com relação a um trabalhador já estabelecido e que já possui conhecimentos e experiência mais sólida e que precisam ser expandidas.
“Para os trabalhadores da Geração Z deve se entender que eles ainda não possuem uma base estabelecida, o torna essencial oferecer treinamentos mais amplos, partindo da base de conhecimento”, afirma a Psicóloga Organizacional Icléia Dórea.
Use como vantagem competitiva os pontos fortes da geração Z
A geração Z gosta de ser desafiada, quanto maiores forem as atribuições que os empolgue e estimulem, melhores serão as respostas e os resultados.
Por outro lado, é importante considerar que o trabalhador da Geração Z está em processo de aprendizagem e amadurecimento. De acordo com Elcio Paulo Teixeira “é essencial que o líder esteja de prontidão para dar suporte, pois são jovens que apesar de terem atitudes excepcionais, precisam contar com o apoio da senioridade dos seus líderes para alcançar patamares elevados de excelência”.